Banca de DEFESA: WILLAMS COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : WILLAMS COSTA DE OLIVEIRA
DATE: 26/02/2024
TIME: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/pez ncux-zyy
TITLE:

MACROECOLOGY OF PLANT-POLLINATOR INTERACTIONS OF FOOD PLANTS IN BRAZIL

KEY WORDS:

Agricultura; Atributos funcionais reprodutivos; Mudanças climáticas; Perturbações antrópicas; Polinização; Segurança alimentar.

PAGES: 350
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Botânica
SUMMARY:

Esta tese teve como objetivo analisar o impacto das mudanças climáticas e das mudanças no uso da terra sobre a polinização de plantas alimentícias no Brasil, com implicações relevantes para a biodiversidade e a segurança alimentar. A estrutura da tese consiste em sete capítulos. O primeiro capítulo descreveu o perfil das interações planta-polinizador em plantas cultivadas no Brasil e analisou como a diminuição de polinizadores influencia a polinização de cultivos nativos e exóticos em diversas ecorregiões brasileiras. No capítulo 2, investigou-se o impacto da expansão das áreas agrícolas, especialmente monoculturas, na diversidade reprodutiva dos cultivos. O terceiro capítulo avaliou como as mudanças climáticas afetam a polinização de plantas alimentícias dependentes de polinizadores, considerando as possíveis perdas nas interações planta-polinizador. No capítulo 4, discutiu-se como a instabilidade política no Brasil contribuiu para a insegurança alimentar e o retorno do país ao mapa mundial da fome. Nos capítulos 5 e 6, examinou-se o efeito de perturbações antrópicas crônicas e da aridez nas comunidades de plantas frutíferas na Caatinga, abordando florestas secundárias e primárias. Finalmente, o capítulo 7 explorou a agricultura urbana como uma solução alternativa, capaz de manter a biodiversidade, a polinização, a produção de alimentos e a segurança alimentar. Assim, esta tese ofereceu uma análise abrangente das interações complexas entre mudanças climáticas, uso da terra e polinização de plantas alimentícias no Brasil, propondo perspectivas promissoras para o uso sustentável dessas espécies.

COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - LEONARDO GALETTO
Externa à Instituição - VERA LUCIA IMPERATRIZ FONSECA - USP
Presidente - 2134418 - ARIADNA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externa à Instituição - FERNANDA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UPE
Interno - 1256887 - MARCELO TABARELLI
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01