O MUNDO DIGITAL E AS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO
Ensino de Geografia. Tecnologias digitais. Formação de professores.
O estudo em questão reflete sobre as vivências dos professores e a construção de suas relações com as tecnologias digitais. Neste sentido, enquanto questionamento central busca-se responder: como as trajetórias formativas dos professores de geografia em Pernambuco são transformadas pelas relações com as tecnologias digitais? Para isso, foram realizadas análises sobre as trajetórias formativas dos professores, em específico sobre o período de atuação do programa do Estado de Pernambuco “Professor Conectado” nas realidades desses profissionais. Dessa forma, apresenta-se como objetivo principal do estudo investigar os significados atribuídos pelos professores de Geografia de Pernambuco quanto ao uso das tecnologias digitais em suas trajetórias formativas. Nesse sentido, enquanto caminhos metodológicos, foram realizados o levantamento documental para fundamentação teórica do estudo, trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas para elucidar os questionamentos mediante a falta de transparência dos dados. Os dados advindos dos instrumentos de coleta foram analisados conforme a Análise de Conteúdos revelando que por meio da investigação das trajetórias formativas é possível atingir pontos sensíveis para a formação de professores as tecnologias digitais que estão interligados a questões socioeconômicas e socioemocionais pertencentes aos seus passados, mas que chegam até a sala de aula.