TURISMO PEDAGÓGICO HIDROAMBIENTAL NO ESTUÁRIO DO RIO UNA, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PERNAMBUCO: METODOLOGIAS ATIVAS
Educação ambiental, Estuários, Metodologia ativa.
O presente artigo aborda a prática da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em
Problemas em instituições de ensino de nível fundamental e médio, através de expedições
pedagógicas no estuário do rio Una, para realização de análises físicas, químicas e
microbiológicas da água. Os estuários são um dos ecossistemas úmidos mais ricos em matéria
orgânica do planeta e, além disso, são importantes áreas de desovas de diversos vertebrados e
invertebrados. O Brasil possui 120 unidades de conservação com manguezais incluindo
também os ecossistemas dos recifes coralíneos. No entanto, no Brasil, atualmente, existem
problemas em relação à conservação dos ambientes costeiros. Diante dos desafios atuais
interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, é premente retomar o
significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica
por meio de metodologias ativas, evidenciando a relevância dessa inovação na prática da
Educação ambiental. No processo, almeja-se aprimorar a educação em temas referentes à
água e ao meio ambiente, tornando-a um modelo de trabalho formal gerador de emprego e
renda no estuário da bacia hidrográfica do rio Una através do ramo de organização de viagens,
em específico Turismo Pedagógico.