VARIÁVEIS ANTECESSORAS DA INTENÇÃO DE COMPORTAMENTO MINIMALISTA: UM ESTUDO A LUZ DA TEORIA DO RACIOCÍNIO COMPORTAMENTAL
Comportamento Minimalista. Autocontrole. Necessidade de Cognição. Consumo Consciente.
Esse estudo teve por finalidade analisar a relação entre o autocontrole, a necessidade de
cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de
moda no APL de confecções de Pernambuco. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de
natureza quantitativa e caráter descritivo, que utilizou amostragem do tipo não-probabilística
de corte transversal único, adotando as técnicas de amostragem por conveniência e snowball.
A coleta de dados se deu por meio de um survey online que contou com 312 respondentes. A
análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados
obtidos demonstram que o consumo consciente influencia a intenção de comportamento
minimalista no consumo de moda, bem como o autocontrole influencia o consumo consciente
e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda. E ainda, que a necessidade
de cognição influencia o autocontrole, mas não influencia a intenção de comportamento
minimalista no consumo de moda nem o consumo consciente. No tocante ao aporte teórico, a
principal contribuição da pesquisa foi auxiliar no enquandramento do conceito de minimalismo
no campo do comportamento do consumidor, além de contribuir para o fortalecimento e
chancela das investigações que tem apontado a predominância da racionalidade do consumo na
área sustentavel e ainda corrobora com a indicação de uma tendência no aumento da consciência
sobre o consumo sustentável e consequentemente uma motivação maior dos consumidores por
decidir de forma mais reflexiva.