MENTORIA ACADÊMICA E AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NA RELAÇÃO ORIENTADOR/ORIENTANDO EM CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO EM PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
mentoria; mentoria acadêmica; autoeficácia; autoeficácia acadêmica; pós-graduação em administração
Este estudo foi conduzido para fins de suporte a uma tese de doutorado que versa sobre a relação entre orientadores e orientandos em cursos de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação na área de Administração a partir da perspectiva dos construtos de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada por meio de formulário online, obtendo ao todo 405 respostas válidas, no modelo survey, a partir das escalas AEFS (autoeficácia no ensino superior) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017) para o construto de autoeficácia acadêmica e a MBS (mentor behavior scale) de Broder et al (2011) para o construto de mentoria acadêmica. Ambas as escalas demonstraram ter alta consistência interna e os resultados corroboraram em grande parte os estudos realizados nas áreas de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. As hipóteses do estudo foram também em grande parte confirmadas, demonstrando a importância da adoção de comportamentos de mentoria durantes as relações de orientação para a população objeto do estudo.