ADAPTAÇÃO E APRENDIZAGEM COMO FATORES PROMOTORES DO USO EFETIVO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM AMBIENTES PÚBLICOS
Teoria do uso efetivo; Sistemas de informação; Administração pública.
Os sistemas de informação são vistos como meios para superar a ineficiência do serviço público, vez que permitem aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços, entre outros benefícios. Nessa perspectiva, os sistemas de informação têm potencial para melhorar o desempenho dos trabalhadores, porém o uso do sistema por si só não é suficiente para obter os benefícios almejados, devendo o uso ser efetivo. A teoria do uso efetivo sugere dois tipos de ações que promovem a melhoria do uso efetivo: a adaptação e a aprendizagem. Assim, analisar a adaptação e aprendizagem como fatores promotores do uso efetivo de sistemas de informação no contexto das organizações públicas deve auxiliar na prática das instituições bem como expandir a teoria do uso efetivo. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é estimar o efeito dos fatores adaptação e aprendizagem na promoção do uso efetivo de sistemas de informação em organizações públicas brasileiras. Para alcançar esse objetivo será realizado um estudo de métodos mistos sequenciais, com uma primeira fase quantitativa e uma segunda fase qualitativa. Na primeira fase será realizada uma survey com usuários de um sistema. Na segunda fase serão realizadas entrevistas com gestores desse sistema, para aprofundar os achados da primeira fase. Acredita-se que os resultados do presente trabalho possam auxiliar os gestores de sistemas de informação em ambiente públicos a promover melhor o uso efetivo dos sistemas e assim alcançar maiores níveis de desempenho