Banca de DEFESA: MARIA LUIZA NARCISO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA NARCISO
DATA : 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto - Google Meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FORMULAÇÃO FITOCOSMÉTICA CONTENDO EXTRATO ETANÓLICO DE Hymenaea martiana HAYNE (FABACEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Hymenaea martiana. Compostos fenólicos. Antioxidantes. Fitocosmético.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Os extratos vegetais têm se revelado como uma alternativa a utilização de produtos convencionais, como fonte de princípios ativos para aplicação na indústria farmacêutica. Nesse contexto a Hymenaea martiana, conhecida popularmente como “jatobá”, se apresenta como matéria-prima natural, para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo fitoquímico do extrato das cascas de Hymenaea martiana e incorporar em uma formulação com atividade antioxidante, fotoprotetora, antimanchas e antienvelhecimento. Para esse propósito, as cascas foram submetidas à extração acelerada por solvente com etanol em diferentes concentrações, sendo obtido os extratos Hm-EtOH50, Hm-EtOH60 e Hm-EtOH70. Para o estudo fitoquímico, foi realizado um perfil cromatográfico por HPLC-DAD, utilizando o extrato Hm-EtOH70, no qual foram identificadas as seguintes classes de compostos fenólicos: flavanóis, flavonóis, ácidos fenólicos e estilbenos. A capacidade antioxidante analisada através do método de inibição do radical ABTS+ e atividade sequestrante do radical DPPH apresentou um melhor resultado para o extrato Hm-EtOH60 com 83.89 μg/mL e 45.97 μg/mL, respectivamente. Os extratos não apresentaram atividade citotóxica frente a linhagem celular. Uma formulação foi proposta apresentando resultado satisfatório com valor de pH e sensorial agradável, toque suave. Os resultados destacam o potencial biotecnológico e terapêutico da espécie Hymenaea martiana.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA AMELIA MOREIRA LIRA - UFS
Interna - 1257300 - JACIANA DOS SANTOS AGUIAR
Presidente - 1526147 - MARCIA VANUSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04