Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA THAYS MELQUIADES TAVARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA THAYS MELQUIADES TAVARES DE OLIVEIRA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Google Meet - Remota

Avaliação antioxidante, antimicrobiana, antidiabética e anti-hipertensiva de acetais obtidos por química combinatória

Acetal simétrico. Atividade biológica. α-amilase

A produção de Radicais Livres (RL) no organismo quando em excesso causam estresse oxidativo podendo levar à degradação de estruturas biológicas essenciais para o funcionamento celular adequado. A produção exacerbada de espécies reativas de oxigênio (ERO) está intimamente ligada à patogênese da diabetes, hipertensão, bem como outras patologias. Todavia, o comprometimento do sistema imune torna-se alvo de fácil acesso a bactérias oportunistas capazes de causarem infecções graves. Esses micro-organismos já possuem alta resistência aos antibióticos administrados na clínica, por conseguinte, a química combinatória dispõe de funcionalidades capazes de desenvolver novas medidas profiláticas através da síntese de compostos orgânicos como os acetais. O objetivo deste trabalho buscou avaliar as atividades antimicrobiana, antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva de acetais simétricos de aldeído benzóico. Durante a síntese e caracterização dos acetais, examinou-se a reatividade de misturas contendo componentes hidroxílicos, nomeadamente álcoois e fenóis, em uma reação com CH2Cl2 em um ambiente básico. O diclorometano foi escolhido como substrato devido à presença de dois grupos abandonadores. A atividade antimicrobiana foi realizada por método de diluição em caldo. A atividade antidiabética foi realizada com metodologia de inibição da enzima α-amilase. As atividades antioxidantes do acetal foram testadas pelos métodos de eliminação dos radicais ABTS+• e DPPH•, e atividade quelante de Cu2+ e Fe2+. Foram obtidos três acetais. Um dos acetais, simétrico, foi caracterizado e designado como Bis-(4-alil-2-metoxifeniloxi)-metano. O acetal apresentou atividade contra todas as bactérias gram-positivas e negativas testadas (S. aureus UFPEDA 02E. faecalis UFPEDA 138, B. subtilis UFPEDA 86, M. smegmatis UFPEDA 71, E. coli UFPEDA 224K. pneumoniae UFPEDA 396, P. aeruginosa UFPEDA 416), com Concentrações Mínimas Inibitórias entre 62,5 e 500 µg/mL. Os resultados para atividades antioxidantes e quelante demonstraram valores considerados irrelevantes. O acetal foi capaz de inibir a α-amilase em todas as concentrações com valores de inibição entre 14,81% e 41,27%. Os resultados evidenciam o acetal como um promissor candidato para o desenvolvimento de novas substâncias com diversas atividades biológicas. Este estudo pioneiro destaca o potencial biotecnológico do composto, abrindo caminho para futuras pesquisas e estimulando sua aplicação em fármacos e outros métodos abrangentes.

Presidente - ***.278.335-** - AMANDA REGES DE SENA - IFPE
Interno - 1000353 - JORGE LUIZ SILVEIRA SONEGO
Externo à Instituição - TONNY CLEY CAMPOS LEITE
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 13:57