Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS EDUARDO CARVALHO DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS EDUARDO CARVALHO DE LACERDA
DATA : 08/11/2023
LOCAL: Sala de Aula 02 do Departamento de Antibióticos
TÍTULO:

Atividade antimicrobiana de extratos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poiret) frente isolados de Staphylococcus aureus associados à mastite bovina.


PALAVRAS-CHAVES:

Substâncias bioativas; Extrato vegetal; Glândula mamária; Inflamação; Resistência microbiana.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A mastite bovina é considerada um dos principais problemas de ordem infecciosa de bovinos produtores de leite, tendo Staphylococcus aureus como um dos principais agentes etiológicos. A mastitebovina interfere na qualidade/integridade do leite, no aumento do custo, pela diminuição da produção e do uso de substâncias antibióticas. O processo de produção de leite no Brasil é considerado como um dos mais importantes complexos agroindustriais do país, produzindo em 2022 um volume total de 34,8 bilhões de litros de leite. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar a avaliação da atividade antimicrobiana in vitro dos extratos etanólico e hexânico das folhas e cascas de Mimosa tenuiflora frente cepas de Staphylococcus aureus associados à mastite bovina. A metodologia aplicada foi a de microdiluição em placas (96 poços) para a obtenção dos valores referentes à Concentração Mínima Inibitória (CMI) e Concentração Bactericida Mínima (CMB). Também foi realizado a triagem fitoquímica das cascas e folhas de Mimosa tenuiflora e o perfil de susceptibilidade das cepas ao antimicrobiano oxacilina utilizando o teste de difusão em ágar com disco de papel. A triagem fitoquímica revelou a presença de compostos como alcaloides, flavonoides, taninos, terpenos e esteroides. O antimicrobiano oxacilina demostrou atividade inibitória frente as cepas com halos variando entre 21 30,5 cm e valores de CMI variando no intervalo entre 1,125 a 2,25 µg/ml e CMB 2,25 a 4,5 µg/ml. O extrato etanólico das cascas e folhas não apresentaram ação antimicrobiana frente as cepas testadas. Os extratos etanólico e hexânico da casca demonstrou potencial antimicrobiano frente 10 cepas testadas com de CMB 30 mg/ml. Dessa forma, a Mimosa tenuiflora pode ser considerada como um agente a ser empregado em terapia alternativa no ramo da medicina veterinária para o enfretamento de agentes etiológicos causadores de mastite bovina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134731 - NORMA BUARQUE DE GUSMAO
Interna - 1257300 - JACIANA DOS SANTOS AGUIAR
Externa ao Programa - 1130736 - KESIA XISTO DA FONSECA RIBEIRO DE SENA - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 18:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07