Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO PAULO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO DOS SANTOS
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Sala de Aula 03 - Departamento de Antibióticos

Influência da fonte de nitrogênio na produção de enzimas de interesse industrial pela levedura Dekkera bruxellensis

atividade enzimática; glucosidase; nitrato; protease; repressão catabólica.

A levedura Dekkera bruxellensis foi isolada e identificada inicialmente como microrganismo contaminante dos processos de produção de etanol combustível, assim como de vinhos e cervejas. No entanto, um conjunto de dados modificam seu status e interesse biotecnológico. Muito disso ocorre em razão de seu perfil adaptativo ao meio industrial, como o fato de utilizar nitrato como fonte de nitrogênio.

Também tem sido relatado na literatura científica a produção por esta levedura de algumas enzimas de interesse industrial, como proteases e glucosidases. A eficiência na produção dessas enzimas depende de um conhecimento adequado dos mecanismos celulares que controlam a expressão de seus genes em função da disponibilidade de nutrientes no meio, principalmente carbono e nitrogênio. No entanto, não há entendimento de como o cultivo da levedura em diferentes fontes de nitrogênio poderia influenciar na produção de tais enzimas de interesse biotecnológico. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do nitrato como fonte de nitrogênio na produção de enzimas de interesse industrial pela levedura Dekkera bruxellensis, tanto em relação a enzima β-glicosidase, quanto a enzima aspartil protease. Para isso, foram realizadas triagens com seis diferentes fontes de nitrogênio e quatro diferentes fontes de carbono, industrialmente relevantes. Os resultados indicam ampla atividade específica enzimática da protease ácida de D. bruxellensis. Foi observado que a amônia das fontes de carbono utilizadas exerce maior indução de atividade enzimática. Adicionalmente, observou-se que a linhagem JP1 de Saccharomyces cerevisiae também é capaz de apresentar atividade proteolítica. Em conjunto, os resultados mostram que as linhagens JP1 e GDB 248 apresentam características para uma possível aplicação na produção de enzimas de relevância industrial. Nesse sentido, o presente estudo representa um fator importante para entender o perfil de produção enzimática frente à diferentes fontes de nitrogênio do âmbito industrial.

Externa à Instituição - CAROLINA ELSZTEIN - UFPE
Presidente - 1203424 - MARCOS ANTONIO DE MORAIS JUNIOR
Interno - 1551125 - TERCILIO CALSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:28