Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYANE PAULO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYANE PAULO DA SILVA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Remota - Google Meet
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA TEMPERATURA NA FERMENTAÇÃO VHG EM BATELADA ALIMENTADA: ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO DE ETANOL 1G"


PALAVRAS-CHAVES:

Etanol; fermentação VHG; sorgo sacarino; modelagem; simulação


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Em escala mundial o Brasil se destaca sendo um dos maiores produtores de bioetanol, que por sua vez se trata de uma fonte de energia renovável importante para minimizar os problemas relacionados as emissões de gases do efeito estufa. A maior parte do etanol produzido no país origina-se a partir da fermentação utilizando cana-de-açúcar como fonte de carbono, a uma concentração em torno de 180 g.L-1, resultando ao final do processo fermentativo em baixas concentrações de etanol no vinho. A fermentação VHG por proporcionar uma condição com altíssima carga de açucares, acima de 250 g.L-1, visa obter uma concentração final de etanol mais elevada em relação as fermentações convencionais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta propostas estratégicas para uso do processo empregando altas concentrações de açúcar no mosto alimentado (tecnologia VHG), juntamente com a redução da temperatura da fermentação, com o objetivo avaliar o efeito da redução da temperatura do meio durante a produção de etanol por fermentação VHG em batelada alimentada empregando mosto formado por sacarose. Foram avaliadas as fermentações VHG conduzidas em temperaturas constantes de 28 °C, 30 °C, 32 °C e 34 °C empregando mosto com 250 g.L-1 de concentração de substrato, as quais resultaram em dados experimentais de concentração celular, concentração de substrato e concentração de etanol. A partir disto, foi possivel desenvolver a modelagem matemática que representa o processo fermentativo em condição VHG em modo batelada alimentada que possibilitou a estimativa de parâmetros cinéticos em função da temperatura, que serviram de base para avaliar, por meio de simulações computacionais, a estratégia de redução abrupta (degrau) da temperatura durante o processo fermentativo em VHG de 34 °C para 28 °C na concentração de substrato de 250 g.L-1 e posterior o aumento gradual das concentrações iniciais de substrato para 270 g.L-1, 290 g.L-1 e 310 g.L-1 nas simulações propostas, resultando no consumo total dos açúcares, permitindo obter até 28% a mais de etanol em relação a fermentação com 250 g.L-1 à temperatura constante de 34 °C.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIEGO ANDRADE LEMOS - UFSCAR
Interno - 2314377 - EMMANUEL DAMILANO DUTRA
Presidente - 1000353 - JORGE LUIZ SILVEIRA SONEGO
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 19:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10