MangueSense: Gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem para a proteção do manguezal no entorno do rios Jaboatão e Pirapama
Educação Ambiental. Unidades de conservação. Metodologia ativa. Jogos digitais.
A trajetória da humanidade tem sido transformada graças aos avanços tecnológicos. Todavia, questões essenciais como conservação dos ecossistemas, educação inclusiva, equitativa e de qualidade, ainda não foram superadas. Por isso, nas últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm sido incorporadas ao contexto educacional, com a finalidade de efetivar as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Dessarte, a gamificação será uma ferramenta que auxiliará o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica, em uma escola municipal de Ensino Fundamental 2, no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Em conformidade com Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 4: Educação de qualidade; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 13: Ação contra a mudança global do clima; ODS 14: Vida na água; e, por fim, o ODS 15: Vida terrestre. E como resultado esperado, um jogo digital para dispositivo móvel na versão 3D em Godot Engine denominado MangueSense, cujo objetivo é auxiliar o professor a promover uma aprendizagem significativa, tendo em vista a conservação e o uso sustentável das áreas estuarinas.