A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DOS PLÁSTICOS
Surdo, Libras, Meio Ambiente, Plástico, Inclusão
Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos, pois por sua conveniência, baixo custo e praticidade, este material está presente em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente, tornando essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o problema. Portanto, este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foi elaborada uma sequência didática com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em sua língua natural, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza.