O HACKATHON COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Hackathon. Saúde Ambiental. Aprendizagem Baseada em Problemas.
As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. A transição do ensino tradicional para o inovador é considerada um desafio crucial para elevar o nível de educação e desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar as demandas da sociedade contemporânea. No ensino das ciências ambientais uma área que pode ser destacada é a Saúde Ambiental. O hackathon surge como uma forma disruptiva de abordar tópicos que podem ser vivenciados pelos alunos através da Aprendizagem Baseada em Problemas.