Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KAROLINE DE BARROS TORQUATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KAROLINE DE BARROS TORQUATO
DATA : 30/05/2022
LOCAL: Remoto

A Capacidade de Design Pedagógico em argumentação para um ensino reflexivo da Análise Combinatória

Formação Docente; Capacidade de Desenho Pedagógico; Argumentação; Análise Combinatória

Diante da necessidade de uma constante busca por construir novos conhecimentos a respeito da educação escolar e de melhor compreender sobre os distintos caminhos que podem ser explorados em sala de aula, somos instados a pesquisar com cada vez maior afinco sobre a formação docente e a refletir sobre as possibilidades para o seu  aperfeiçoamento. Isso porque a prática de cada profissional docente está ligada aos aspectos da formação por ele experimentada, já que presume-se que tal formação fornece subsídios às suas ações. Com a finalidade de corroborar com as reflexões acerca da formação docente, realizaremos a presente pesquisa que possui como objetivo analisar o impacto de uma formação de professores de Matemática voltada ao desenvolvimento da Capacidade de Design Pedagógico (PDC) em argumentação para um ensino reflexivo da Análise Combinatória. Para tanto, nos concentramos em trazer inicialmente um aparato teórico que nos fornece um maior entendimento sobre as diferentes áreas abordadas ao decorrer da pesquisa. Começamos pelo ensino de Matemática, a partir de pesquisas que versam sobre as dificuldades e oportunidades que essa área nos apresenta, como também sobre a necessidade de que o ensino de Análise Combinatória não se restrinja a memorização e aplicação de fórmulas. Adentramos o campo da argumentação, no qual ancoramos nossos registros em trabalhos que tratam desde como a argumentação foi sendo pensada ao longo do tempo até como a mesma é percebida como possibilidade de estratégia pedagógica em sala de aula. E fomos até os domínios que tratam do ConhecimentoPedagógico de Conteúdo (PCK - Pedagogical Content Knowledge) e da Capacidade de Desenho Pedagógico (PDC – Pedagogical Design Capacity),  com estudos que nos forneceram entendimento sobre tais conceitos e também nos mostram a relação existente entre o ensino de argumentação, o PDC e o PCK. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que de acordo com o seu objetivo é explicativa e se dará por meio de uma pesquisa de campo. Para tornar possível o desenvolvimento de nosso trabalho realizaremos um curso de formação com estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura- Matemática da UFPE-CAA, que contará com dois módulos, o primeiro voltado à construção de conhecimentos referentes a argumentação e o segundo ao PDC de professores. Cada um desses módulos foi dividido em três fases diferentes para trabalharmos as distintas dimensões da argumentação e do PDC, e para cada fase propomos tanto momentos teóricos com o objetivo de gerar diálogo e esclarecimentos, quanto atividades práticas que terão como intenção o desenvolvimento de habilidades nas duas áreas supracitadas.

Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 26/05/2022 12:41