Banca de DEFESA: ANDRESSA AZIZ DINIZ ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA AZIZ DINIZ ARAUJO
DATA : 21/06/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
Síntese e caracterização de óxido de grafeno amino-funcionalizado suportado em carvão e sua aplicação no processo de remoção de fármaco de efluente sintético.

PALAVRAS-CHAVES:
Adsorção; remoção de fármacos; tratamento de efluentes.

PÁGINAS: 96
RESUMO:

A adsorção é uma técnica importante para a remoção de poluentes em água. O processo envolve a transferência de poluentes da fase líquida para a superfície de um material sólido. Nesta pesquisa, um adsorvente foi produzido a partir de carvão obtido do beneficiamento de resíduos de madeira, otimizando-o com óxido de grafeno funcionalizado com grupos amina - AmOG-CRM. O AmOG-CRM e seus precursores foram caracterizados através das técnicas de MEV, FTIR, BET, DRX, TGA e pHPCZ. E eficiência do AmOG-CRM foi testada na remoção de diclofenaco sódico (DCF), o qual foi utilizado aqui como poluente modelo. Testes preliminares definiram o ponto ótimo de adsorção ao utilizar-se 0,03 g de AmOG-CRM e 25 ml de solução de DCF a 20 mg.L-1, no pH natural da solução. Os estudos de equilíbrio de adsorção indicaram que o modelo de Langmuir-Freundlich foi o mais representativo, com qmax = 25,83 mg.L-1, e a cinética revelou um processo de adsorção complexo, com a presença de sítios ativos e inertes. O estudo termodinâmico concluiu que se tratou de uma adsorção de natureza química, endotérmica, espontânea e com aumento da desordem do sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR TADEU LAZZAROTTO BRESOLIN - UNIFESP
Externo à Instituição - EVERTON SKORONSKI - UDESC
Presidente - 288096 - JOSE GERALDO DE ANDRADE PACHECO FILHO
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07