CONDIÇÕES ERGONÔMICAS E LEIAUTE INFLUENTES NA SATISFAÇÃO COM ESPAÇO LABORAL DE SERVIDORES PÚBLICOS: CASO DAS SECRETARIAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DA UFPE
Ergonomia do Ambiente Construído, Satisfação no Trabalho, Escritórios
A presente pesquisa teve como objetivo verificar quais os fatores ambientais e de leiaute influenciam na satisfação e o nível de satisfação em cada uma delas dos servidores técnico administrativos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, que atuam em Secretarias. Para isso, foram analisadas ergonomicamente oito espaços de trabalho de secretarias. A revisão de literatura aponta elementos da satisfação no trabalho ligados a questões salariais, as atividades exercidas, relacionamento entre colegas e superiores, ambiente físico, entre outras. Estas questões podem ser mais ou menos influentes conforme a cultura e individualidade dos trabalhadores. Os estudos de casos foram realizados conforme parte da abordagem sistêmica da Metodologia Ergonômica de Avaliação do Espaço Construído – MEAC (VILLAROUCO, 2008) que faz a análise físico-espacial combinada com o uso de ferramentas de identificação da percepção. Neste estudo foram utilizadas as ferramentas Constelação de Atributos (MOLES,1968), Seleção Visual (SANOFF, 2000) para tratar as questões de leiaute e a satisfação com o ambiente foi investigada através de um questionário de satisfação baseado no Bossa Time Lapse, adaptado por (Ghosn, 2019). A pesquisa contou com uma amostra de 12 participantes de um total de 38 possíveis. Os resultados apontaram que os fatores com mais influência na satisfação com o ambiente foram as questões relacionadas a equipamentos de trabalho, instalações e infraestrutura, organização, armazenamento de arquivo e limpeza. Em relação ao leiaute, houve preferência pelo leiaute aberto compartilhado por até três pessoas, seguido da preferência pelo leiaute privado. Assim, as influências que permeiam a satisfação dos trabalhadores dos estudos de caso estão relacionadas a fatores de ordem prática e do dia a dia que através diagnostico e recomendações de melhorias das questões interferem na satisfação, podem gerar benefícios para o indivíduo e a instituição.