OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE AMOSTRA INDEFORMADA DE SOLO EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA NO SUDESTE DO BRASIL - UMA PROPOSTA DE PRODUTO
Usabilidade; Amostra Indeformada de Solo; Geotecnia; Construção Civil; Ergonomia.
A engenharia geotécnica é um ramo da engenharia que efetua investigações para
analisar as condições geológicas dos solos. Essa investigação é realizada por meio
de ensaios em laboratório e em in loco com o solo. Para tanto, são realizadas
coletas de amostras de solo deformadas e indeformadas. As amostras indeformadas
de solo para manter as suas características originais do campo até o laboratório,
onde serão ensaiadas, necessitam de um procedimento específico e serem
armazenadas adequadamente em uma caixa. Este estudo tem como objetivo geral
otimizar o processo de armazenamento e transporte de amostras indeformadas de
solo em uma empresa de engenharia geotécnica no Sudeste do Brasil, através da
proposição de um produto com vistas à redução de riscos ergonômicos para os
trabalhadores envolvidos na atividade. A relevância deste estudo está em possibilitar
a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a proteção adequada da
amostra de solo. O estudo de natureza teórico-empírica foi desenvolvido através de
uma pesquisa exploratória qualitativa, com apoio em bibliografias e pesquisas de
observação de campo. Para investigar e compreender as atividades e necessidades
dos trabalhadores envolvidos nos serviços de coleta, armazenamento e transporte
de amostras indeformadas de solo, foi elaborado uma análise ergonômica preliminar
como parte da metodologia GODP - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de
Projetos, aplicada para o desenvolvimento do novo produto. Durante a aplicação do
método, foi realizada também, a condução de testes de usabilidade tanto com o
produto atual como com o produto proposto. Foram desenvolvidos dois modelos de
caixa e testado em campo. A principal diferença, entre a caixa utilizada atualmente e
as caixas propostas, estão na forma de fechamento e na pega, modificações que
contribuíram para otimizar as atividades estudadas.