O SILENCIAMENTO AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: O ENSINO DA EXPRESSÃO ESCRITA AOS ESTUDANTES DO VI MÓDULO NA EJA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; EXPRESSÃO ESCRITA; DIREITOS HUMANOS
Partindo da identificação da expressão escrita como um dos maiores problemas para que os estudantes do VI módulo da Educação de Jovens e Adultos pudessem interagir, de maneira a demonstrar, nas atividades realizadas em sala de aula, efetiva habilidade de produção textual escrita, nos leva a refletir sobre o que o professor de língua materna pode fazer para superá-lo, quando na insuficiência e/ou inadequação de material didático, considerando que esta modalidade não é contemplada regularmente pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e também não é incluída no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, o que dificulta tanto o trabalho de ensino quanto a apuração dos resultados de aprendizagem e a consequente aferição da qualidade da educação ofertada para esse público. A presente pesquisa propositiva é de caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfica e visa identificar os aspectos linguísticos e discursivos do ensino para o desenvolvimento da competência escrita. Para tanto, parte da análise dos documentos reguladores da educação para identificar os aspectos linguísticos e discursivos de base à orientação do ensino da produção textual escrita na EJA para descrever, comparativamente, as atividades de produção textual escrita, presentes no material didático da EJA com a etapa correspondente.