PRÁTICA DE ESCRITA AUTORAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ALDRAVIAS
Produção escrita; Aldravia; desenvolvimento.
Este estudo ocupou-se em analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem
dos estudantes de escola pública, a partir da sistematização de um modelo didático para
o ensino e produção dos gêneros textuais Aldravia, novo gênero poético composto por
seis palavras-versos, e Relato de Experiência, gênero da ordem da documentação e
memorização das ações humanas. As inquietações que circunscreveram a pesquisa
partiram da insuficiência das práticas de ensino de produção textual e do resultado
negativo da escrita dos estudantes egressos da escola pública na seleção do Enem e em
seletivas de contratação para emprego. Partindo do pressuposto de que a prática de
produção escrita do gênero aldravia potencializa o desenvolvimento da capacidade de
linguagem dos aprendizes, o objetivo da pesquisa foi analisar, por meio do dispositivo
Sequência Didática, o domínio dos gêneros em foco pelo aluno e a sua progressão na
transferência de aprendizagens de um gênero para outro. A discussão está ancorada nos
pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na
concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na
concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotski (1985; 2009) e Friedrich (2010). O
trabalho baseia-se igualmente nos estudos relativos ao ensino e aprendizagem da escrita,
desenvolvidos por Schneuwly (1988; 2008), Schneuwly e Dolz (2004, 2009), que têm
como eixo central a aprendizagem, o desenvolvimento e a mediação através da
linguagem. Paralelamente, o presente trabalho está pautado na concepção de produção
de Aldravias de Donadon-Leal (2010). Realizamos uma pesquisa-ação, de cunho
qualitativo, com alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede
estadual em Recife. O corpus composto por Aldravias e Relatos de Experiências
produzido pelos alunos em sala de aula indicam haver o desenvolvimento das
capacidades de linguagem dos aprendizes de escrita.