Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA REGINA DA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA REGINA DA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE
DATA : 15/09/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Tecendo o texto: ponto a ponto, vírgula a vírgula - por uma pedagogia textual-discursiva no ensino dos sinais de pontuação

pontuação; textualidade; discurso; ensino e aprendizagem

Esta pesquisa surgiu da observação das flutuações no uso dos sinais de pontuação nas produções escritas dos alunos do Ensino Fundamental (e mesmo de outros níveis do ensino e aprendizagem). Nos textos, esses sinais gráficos ora se rarefazem, ora se multiplicam, num completo alheamento da prescrição normativa dos compêndios gramaticais tradicionais. Em geral, a pontuação é concebida como um viés de mão dupla, sendo o registro escrito de um pensar em voz alta, ao mesmo tempo que um guia para a oralização do texto escrito. Nos manuais didáticos e documentos oficiais, a pontuação aparece, geralmente, pareada com outros recursos de notação gráfica, tais como ortografia e acentuação. Ocupa assim o lugar do elemento estritamente gráfico-espacial. Está tradicionalmente para a Sintaxe – e também para a Fonologia – como recurso separador, segmentador de termos linguisticamente definíveis no texto. Nesse contexto, o ensino da pontuação é complexo, e envolve tanto os agentes do ensino e aprendizagem (professor e aluno) quanto o instrumental didático-pedagógico (livros didáticos) utilizado em sala de aula. Neste trabalho, propomos a ampliação das perspectivas analíticas e práticas sobre a pontuação nos espaços formais de ensino e aprendizagem, a partir do reconhecimento da dupla relação dialógica no emprego da pontuação: a primeira, estabelecida entre produtor-leitor, na medida em que o texto se deixa permear por pistas indutivas para uma leitura pré-estabelecida; a segunda refere-se às imbricações entre o oral e o escrito, que envolvem questões como a transcodificação dos aspectos melódicos da fala no ato de produção e a recriação destes pelo leitor no momento da recepção. Valemo-nos da assertiva de que há o pontuar que se atém à norma, nos casos em que ela atende às intenções comunicativas de seu produtor, e o pontuar verificado em usos não previstos por essa mesma norma, em diferentes domínios discursivos.

Presidente - 1134089 - ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
Interno - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Externa à Instituição - MARCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONCA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 10:28