Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISABETH MARIA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISABETH MARIA DE MELO
DATA : 15/09/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

RECEPÇÃO DE MINICONTOS, EM RODAS DE CONVERSA LITERÁRIA, POR ESTUDANTES EM UMA TURMA DE EJA (MÓDULO V) NA COMUNIDADE DE CAJUEIRO SECO JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE


PALAVRAS-CHAVES:

educação literária; educação de jovens e adultos; minicontos; rodas de conversa literária.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Esta pesquisa, no campo da Educação Literária, se propõe a analisar as conversas literárias através da leitura de minicontos (cuja obra escolhida foi uma antologia intitulada Os cem menores contos brasileiros, organizado por Marcelino Freire) com os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Temos como objetivo geral analisar a maneira como os(as) estudantes em uma turma da EJA participaram das Leituras e das Conversas Literárias a partir dos minicontos, bem como quais vozes sociais emergiram nessas conversas e nas suas próprias experiências. Esta pesquisa foi desenvolvida em diálogo com pesquisadores e teóricos que tratam sobre a Educação, a Educação Literária, a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, a Troca de Experiências, a Mediação e os Minicontos . Dentre os que abordaram tais temáticas, apontamos alguns: Freire (1989),Candido (2011), Macedo (2021), Dalvi (2018), Colomer (2007), Petit (2009), Todorov (2010), Zilberman (2004, 2008), Leahy- Dios (2000), Street (2014), Yunes (2021), Petit (2008), Bajour (2012), Larrosa (2022), Spalding (2008), Gonzaga (2007) e Lagmanovich (2019). Para desenvolver a temática proposta, utilizamos a pesquisa qualitativa (pesquisa-ação) e realizamos a intervenção (com gravações e fotos) nas seguintes etapas: (i) rodas de leitura com minicontos; (ii) recepção, discussão e reflexão sobre os minicontos; (iii) narrativas de fatos vividos pelos alunos ; (iv) a prática da escuta; (v) a exploração da troca de experiências; (vi) análise dos diálogos que aconteceram nas rodas de conversa literária . Ressaltamos a relevância do estudo na implementação de uma prática de leitura literária que contribua no processo de ensino- aprendizagem e que possa também contribuir para uma educação literária que favoreça a reflexão, a criticidade e a (re)afirmação das potencialidades de nossos(as) educandos(as) da EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134089 - ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
Interno - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Externa à Instituição - MARCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONCA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03