Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARLA ARANTES AROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARLA ARANTES AROCHA
DATA : 21/02/2024
LOCAL: via Videoconferência
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DE INFOGRÁFICOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Habilidades de leitura; Gênero infográfico; Multiletramento.

A multiplicidade de linguagens, modos ou semioses que atualmente está muito evidente nos textos em circulação social acaba exigindo dos leitores novas maneiras de processar as informações e, portanto, novas estratégias discursivas. Frente às competências e habilidades almejadas para o perfil do leitor atual, as práticas de letramento em leitura têm se mostrado insuficientes e devem ser direcionadas ao multiletramento. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades de leitura de infográficos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cuja metodologia concentra-se na implementação de uma sequência de atividades e o procedimento para a análise e interpretação de dados levará em conta o resultado obtido na aplicação da atividade diagnóstica e irá compará-lo, após a realização da sequência de atividades, com os resultados obtidos na atividade final. Nesta dissertação, para a fundamentação teórica utilizamos para o conceito de gêneros textuais a abordagem dos Estudos Retóricos de Gênero (ERG), da qual fazem parte Miller (2012), Bazerman (2011) e Marcuschi (2008, 2010) e no que concerne ao conceito de gêneros multissemióticos recorremos aos estudos de Dionisio e Vasconcelos (2013), Marcuschi (2008, 2010) e Rojo (2015); no que diz respeito aos conceitos de letramento, letramentos múltiplos e multiletramentos tivemos como base as pesquisas de Soares (2003), Dionisio (2008), Santos (2006) e Rojo (2012) e para a elucidação da origem do termo multiletramentos guiamo-nos pelas pesquisas do Grupo de Nova Londres (1996). De Pablos Coello (1998), Cairo (2008), Teixeira (2010) e Nascimento (2013) respaldam as reflexões sobre o gênero textual infográfico; e, para as habilidades de leitura de infográficos, pautamo-nos nas pesquisas de Paiva (2020).

Externo à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Presidente - 3101145 - MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11