Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA FERNANDA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA FERNANDA DE SOUZA SILVA
DATA : 20/02/2024
LOCAL: via Videoconferência

LEITURA E COMPREENSÃO NA EJA - UM OLHAR VOLTADO PARA VULNERABILIDADE DA MULHER NA SOCIEDADE

Leitura; Compreensão textual; EJA; Mulheres.

Quando pensamos em ensino de leitura, a priori, devemos analisar o perfil leitor que queremos formar, a saber, um leitor que “processe, critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê” (SOLÉ apud KOCH; ELIAS, 2010, p. 13). Diante da extrema necessidade de se priorizar um trabalho com a leitura significativa de textos em turmas da EJA, essa pesquisa-ação - adotando uma perspectiva sociointeracionistas da linguagem (cf. BRONCKART, 1999, 2006, BAKHTIN, 2004)- busca por meio do desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura ampliar a proficiência leitora de estudantes do 8º/9º ano- fase IV da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) matriculados em uma escola localizada no Cabo de Santo Agostinho- PE. A intervenção proposta nesse estudo foi realizada em 6 encontros, dos quais 4 foram dedicados às atividade de intervenção e dois destinaram-se as aplicações dos questionários de sondagem inicial e de avaliação final. Tendo em vista a importância do papel da escola na constituição da criticidade, da autonomia e da transformação do meio, elegemos a vulnerabilidade da mulher como tema norteador dos textos que foram utilizados nesse estudo. A escolha pelo tema reafirma a relevância desse assunto como estratégia para a minimização e/ou o combate de discursos machistas, sexistas e preconceituosos que comumente são socialmente “aceitos” e “ naturalizados”. Partimos da premissa de que os estudantes voluntários ampliarão sua proficiência leitora bem como seu repertório crítico e social, posicionando-se criticamente diante dos textos lidos, conforme nos orienta os PCN (1998) e a BNCC (2018) no que tange o ensino de leitura. Pontuamos ainda que esse estudo foi pautado nas considerações de Marcuschi,(1983), Geraldi ( 1984), Solé (1998), Spinillo, (2013), Koch e Travaglia, (1992); Koch e Elias (2006), Kleiman(2004) , e outros, além de documentos norteadores da educação tais quais a LDB, os PNE, o Currículo da EJA-EF/PE e os PCN.

Interna - 3283076 - GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 3101145 - MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02