Banca de DEFESA: YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER

DISCENTE: YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Sala 201, CAC

A leitura e a escrita de poemas digitais: uma experiência prática no Ensino Fundamental

Literatura Digital; Poema digital; Educação literária. sujeito-leitor.

Considerando a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula, e entendendo a dificuldade dos alunos em escrever o gênero com criatividade, buscamos possibilitar a alunos de um 9º ano, do município de Jaboatão dos Guararapes, uma experiência estética com poesia digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. No objetivo de apropriação do gênero pelos alunos, aplicamos oficinas de leitura dos poemas de Paulo Aquarone (2012) e oficinas de escrita a partir das ferramentas do Instagram. As oficinas foram precedidas pela leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe (2016) de Saint Exupéry, a fim de auxiliar os estudantes no demonstrar de suas emoções no momento da criação do experimento. A partir disso, os alunos mergulharam em si mesmos, demonstrando uma poética digital íntima e pessoal na forma de dezesseis poemas digitais. De cunho qualitativo, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. No que concerne às pesquisas sobre a poesia digital, estamos abarcados pela Semiótica triádica e estudiosos como Jorge Luis Antônio (2010) e Flaviano Vieira (2013). Rouxel (2013), Langlade (2013) e Vicent Jouve (2013), nos abarcou acerca das teorias do sujeito leitor Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia digitais nesse documento. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, criamos uma página no Instagram intitulada @poema9d, a fim de compartilhar os poemas criados pelos estudantes. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito em face da leitura e escrita de poesia favorecendo a apropriação do texto poético digital. E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura literária, através de atividades experimentais com o texto poético literário digital.

Externo ao Programa - 1050854 - FLAVIANO MACIEL VIEIRA - nullInterno - ***.493.644-** - FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA - FACHO
Externo ao Programa - 3219408 - JONAS JEFFERSON DE SOUZA LEITE - nullPresidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02