Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA PAULA NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA PAULA NUNES DA SILVA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: via Videoconferência

A INFERÊNCIA NA LEITURA DO GÊNERO MULTIMODAL PROPAGANDA INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Palavras-chave: Inferência. Leitura. Propaganda Institucional. Multimodalidade.

O objetivo geral desta pesquisa de mestrado – do tipo pesquisa-ação – foi o de analisar o desenvolvimento da habilidade da inferência no gênero multimodal propaganda institucional, em exemplares publicados no Instagram (de domínio público), por parte de 15 estudantes voluntários, regularmente matriculados no 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. A participação dos voluntários foi consentida, por escrito, por seus respectivos responsáveis em Termos de Assentimento Livre e Esclarecido, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem Seres Humanos da UFPE. Os voluntários analisaram textos do gênero propaganda institucional, sob nossa orientação, durante um sequência didática por nós elaborada para esta pesquisa-ação. O que motivou nosso interesse pelo tema foi o resultado da avaliação diagnóstica a qual visou identificar estudantes da rede municipal de Jaboatão que esboçavam algum nível de dificuldade nas matérias de português e matemática. Foram analisadas as provas de português aplicadas no ano de 2021, desde a primeira série do ensino fundamental, até o 9º ano. Nessa análise, verificamos um resultado muito insatisfatório em turmas do terceiro, quarto, quinto e sextos anos, no que se refere à inferência textual. Os exemplares de propagandas analisados durante a sequência didática foram selecionados em páginas oficiais de prefeituras de 5 municípios pernambucanos, disponíveis no Instagram, entre esses, Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Nosso principal critério para a escolha das propagandas foi a ocorrência da multimodalidade textual, ou seja, a combinação de textos verbais e outras semioses imagéticas. Ao analisar essas propagandas, além de identificar informações explícitas, os voluntários deveriam inferir informações implícitas e os possíveis sentidos serem construídos a partir destas, compreendendo as bases do processo inferencial. Os marcos teóricos dessa pesquisa estão embasados nos seguintes autores, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014). Nossa fundamentação organiza-se em três seções: Leitura, Inferência e Multimodalidade.

Presidente - 3283076 - GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
Interna - 3101145 - MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03