Banca de DEFESA: ELIS CARLA DE MOURA LIMA

DISCENTE : ELIS CARLA DE MOURA LIMA
DATA : 22/06/2022

A IMPORTÂNCIA MÉDICA E ECOLÓGICA DOS QUELICERADOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Aracnídeos. Ecologia. Ensino de Biologia.

Este estudo objetivou desenvolver uma Sequência Didática baseada no Ensino Investigativo, sobre a importância médica e ecológica dos quelicerados e avaliar a aplicabilidade dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. A investigação contou com a colaboração de 20 estudantes da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública em Pernambuco. Para coleta de dados utilizou-se um questionário diagnóstico antes da intervenção escolar, bem como foi feita a análise dos resultados das avaliações dos discentes realizadas durante a vivência da SD. Ao final da intervenção foi respondido um questionário que visava uma autoavaliação, e uma avaliação da proposta pedagógica vivenciada, com o objetivo de refletir sobre as potencialidades e dificuldades da estratégia, a partir do ponto de vista dos participantes. Verificou-se que os conhecimentos acerca da temática proposta precisavam ser ressignificados, e, após a vivência da SD, foi demonstrado que houve compreensão dos conceitos conceituais, procedimentais e atitudinais. Na autoavaliação, os estudantes declararam que participaram ativamente das atividades, e como dificuldades apontadas, dentre aquelas de maior destaque, está a administração do tempo necessário para aulas com caráter investigativo, já que demandam um tempo maior para sua conclusão, do que uma aula expositiva. Como potencialidade, a utilização de técnicas científicas foi citada como estratégia de facilitação da aprendizagem. A partir de estudo vivenciado, ficou claro que se trata de uma estratégia que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.

Interna - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Presidente - 1547282 - JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
Externa à Instituição - SUZANE BEZERRA DE FRANCA - UPE
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 14:07