Banca de DEFESA: ROBERIA RODRIGUES DE SOUSA SILVA

DISCENTE: ROBERIA RODRIGUES DE SOUSA SILVA
DATA : 28/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA

CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EREM-BJ: proposta de ensino com abordagem na educação alimentar e saúde

Alimentação Saudável. Metodologias ativas, Qualidade de vida.

A adolescência é a transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações físicas, biológicas, comportamentais e sociais. Nessa fase cresce a preocupação com a aparência e o peso corporal, e com a influência das redes sociais a busca por dietas restritivas, ou seja, dietas que incentiva o indivíduo a deixar de consumir alimentos com nutrientes fundamentais para o corpo, como carboidratos e gorduras, afetando o desenvolvimento do corpo, prejudicando a aprendizagem e debilitando o sistema imunológico. Nesse contexto foi elaborada e implementada uma sequência didática prática voltada à educação alimentar no Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma abordagem dinâmica e aplicada aos alunos. O desenvolvimento da pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica abrangente sobre temas como planejamento didático, ensino de Biologia, sistema digestório, macronutrientes, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Inicialmente, um questionário analisou os hábitos alimentares dos alunos, influenciando o planejamento da sequência didática em oito encontros de 50 minutos cada. A sequência didática foi dividida em três etapas, com registros fotográficos evidenciando o aumento na compreensão do sistema digestório e absorção de nutrientes. Além dos conteúdos conceituais, a pesquisa destacou a aprendizagem significativa de conteúdos procedimentais e atitudinais ao longo das atividades. Após uma análise abrangente, foi desenvolvido um Guia didático que documenta os insights e fornece orientações práticas para aplicação em diferentes contextos. Esse guia representa uma síntese valiosa da experiência conduzida, visando contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis no cotidiano dos estudantes da Escola de Referência de Belo Jardim-PE.

Externo à Instituição - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Presidente - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 20:10