Banca de DEFESA: LEIDIANE DA SILVA ESTEVÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE DA SILVA ESTEVÃO
DATA : 28/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE FOTOSSÍNTESE: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Fotossíntese. Sequência didática. Ensino de Biologia. Ensino investigativo. Ensino Médio


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática, com metodologia pluralista focada no ensino investigativo, sobre fotossíntese, para uma disciplina eletiva direcionada a docentes de Biologia no ensino médio. Para isso, apoiamo-nos na análise de outras sequências didáticas sobre esse tema. Assim, partimos de uma revisão integrativa que permitiu a inclusão de diversos tipos de pesquisa para uma compreensão mais completa do tema em questão e proporciona a síntese do conhecimento com a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. A revisão integrativa apoia-se nas etapas de formulação da pergunta, localização de estudos, avaliação crítica dos estudos e coleta, análise, apresentação e interpretação de dados. Para isso usamos como instrumento de coleta de dados uma matriz de síntese e para apresentação e interpretação dos dados, quadros comparativos. A partir desses dados, propusemos uma sequência didática para uma disciplina eletiva com pluralidade metodológica e focada no ensino investigativo (Laburú e Carvalho, 2011;Trivelato e Tonidandel, 2015; Carvalho, 2017; Scarpa e Campos, 2018). Através desta abordagem investigativa, os alunos são encorajados a explorar e entender o processo de fotossíntese de uma maneira mais profunda e significativa. Os resultados demonstraram que uma abordagem pluralista em conjunto com o ensino investigativo contribui para melhorar a compreensão dos alunos sobre a fotossíntese e estimular o seu interesse pela ciência. Assim, concluímos que este trabalho apresenta uma proposta inovadora para o ensino de fotossíntese no ensino médio, utilizando a pluralidade metodológica com foco na abordagem investigativa e uma sequência didática bem estruturada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Externo à Instituição - NIVALDO BERNARDO DE LIMA JUNIOR
Interna - 3630607 - TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 14:00
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