Banca de DEFESA: RAQUEL PEREIRA DE MELO

DISCENTE: RAQUEL PEREIRA DE MELO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE TRILHA INTERPRETATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ECOLOGIA NA CAATINGA

Sequência didática investigativa; Ecologia na caatinga; Trilha interpretativa; Alfabetização científica.

No contexto educacional atual, percebe-se lacunas significativas no ensino tradicional, especialmente no que diz respeito à compreensão aprofundada dos alunos sobre ecologia na caatinga. Diante desse cenário, destaca-se a importância crucial do espaço não formal como uma abordagem inovadora capaz de promover a alfabetização científica de maneira mais envolvente e eficaz. No âmbito educacional contemporâneo, é observado um interesse crescente nas trilhas em ambientes naturais como recurso pedagógico. Essa abordagem tem se destacado ao proporcionar respostas positivas e efetivas na promoção da compreensão prática da ecologia. Este estudo elaborou e implementou uma Sequência Didática (SD), de caráter qualitativo, utilizando observação participante. Realizado na Escola de Referência em Ensino Médio José Pereira Burgos, em Custódia-PE, e no Parque Estadual Mata da Pimenteira, situado em Serra Talhada-PE, o estudo envolveu 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A SD abordou a ecologia na caatinga, incluindo a construção de uma trilha interpretativa. Os procedimentos metodológicos envolveram a elaboração da trilha do Macaco na Mata da Pimenteira, reconhecimento de pontos de interesse, aplicação de questionário prévio, aula expositiva, incubadora de ideias, aula de campo, dinâmica de produção de material didático e divulgação de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de campo e registros fotográficos durante a aula de campo. A SD foi avaliada com instrumentos de acompanhamento evolutivo. Os resultados indicaram que a SD promoveu a alfabetização científica, desenvolvendo competências e habilidades nos alunos, incluindo observação, reflexão crítica, oralidade, argumentação, uso de conceitos científicos, cooperação e engajamento em pesquisas. A análise do questionário prévio evidenciou um conhecimento prévio sobre a caatinga, sugerindo a oportunidade de aprofundamento. A abordagem prática e investigativa permitiu aos alunos relacionar conceitos teóricos com situações reais, melhorando a compreensão e aplicação do conhecimento biológico. O produto final consistiu em uma SD com trilha interpretativa, destacando-se como recurso pedagógico para o ensino de ecologia na caatinga. O estudo contribui para a prática docente no Ensino Médio, podendo ser adaptado a diferentes realidades e promovendo interdisciplinaridade, autonomia, protagonismo e conexão dos alunos com a ciência. Os resultados foram compartilhados por meio de exposição fotográfica e material informativo digital, fortalecendo a relação dos alunos com o meio ambiente e a comunidade escolar.

Presidente - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Interno - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL DE PAIVA FARIAS - UFBA
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 20:03