O TESTE DO MICRONÚCLEO PARA APRENDER DIVISÃO CELULAR COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Ensino de Biologia. O teste do Micronúcleo. Divisão celular. Mitose
O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo propor uma Sequência Didática como estratégia pedagógica para o processo de ensino investigativo da mitose, utilizando o teste do micronúcleo in vivo. Além disso, buscou refletir sobre a prática docente no contexto da entrega desse conteúdo – um tema muitas vezes percebido por educadores e alunos como complexo e desafiador de compreender. Considerando que o ensino de biologia, genética e divisão celular por mitose nas escolas ainda depende de métodos de ensino tradicionais, baseados em conteúdo e muitas vezes desconectados da realidade dos alunos, recursos alternativos e abordagens diferenciadas raramente são empregados na implementação em sala. Assim, a utilização de sequências didáticas de ensino sistematicamente organizadas para aulas teóricas e práticas de mitose surge como um caminho para aprimorar a experiência de aprendizagem nesta área de conhecimento e atuação. Ao propor uma Sequência Didática, que incorpore recursos como testes de micronúcleos, os educadores podem proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem por meio do ensino investigativo. Essa sequência abrange diversas atividades, com o objetivo de promover a equidade, incentivar a participação e envolver os alunos no assunto. Esta proposta não só confere significado ao conteúdo instrucional, mas também facilita a assimilação do aluno através de abordagens pedagógicas distintas. Além disso, tem o potencial de servir como catalisador reflexivo, transformando a prática educacional e contribuindo para a sua relevância para estudantes e educadores