Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURILIO AMANCIO DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURILIO AMANCIO DE MORAES
DATA : 18/10/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

 ESTUDO SISTEMÁTICO DOS PIGMENTOS NAS PINTURAS RUPESTRES SÍTIO BAIXÃO PERNA I.


PALAVRAS-CHAVES:

Arte rupestre, Sítio Toca Baixão Perna I, Pigmentos 


PÁGINAS: 52
RESUMO:

No final do século XIX e Início do século XX, investigações arqueológicas a cerca de pigmentos utilizados em pinturas pré-históricas identificaram os primeiros componentes químicos mineralógicos sendo predominantes os óxidos de ferro e manganês que são os elementos químicos dos minerais, hematita e pirolusita nas pinturas paleolíticas de cor vermelha e preta.

Os estudos analíticos de pigmentos das pinturas rupestres têm como principal finalidade a identificação dos seus componentes químicos e mineralógicos.

A determinação das matérias-primas que foram utilizadas no processamento dos pigmentos permite conhecer as tecnologias utilizadas na sua preparação.

O estudo aqui apresentado busca expor de modo sistemico, a partir das dimensões técnicas, os parâmetros qualitativos e quantitativos da tinta utilizada na produção da arte rupestres no sítio toca baixão perna I.

Tinta é uma composição líquida pigmentada ou não, geralmente viscosa, com uma dispersão de partículas sólidas, constituídas por quatro componentes principais: o aglutinante, o solvente, o pigmento e os aditivos (Matos, 2017).

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2174320 - ANNE MARIE PESSIS
Presidente - 2320833 - DANIELA CISNEIROS SILVA MUTZENBERG
Interno - 1551108 - PAULO MARTIN SOUTO MAIOR
Notícia cadastrada em: 17/10/2022 11:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11