Arqueologia Preventiva em Pernambuco: Da Prática Arqueológica à Produção e Divulgação do Conhecimento Científico.
Arqueologia Preventiva; Arqueologia Pública; Educação Patrimonial; Divulgação Científica; Extroversão Patrimonial.
Este trabalho tem por propósito promover o debate sobre as práticas da Arqueologia Preventiva em Pernambuco, posicionando as discussões em torno dos resultados e produtos desse campo arqueológico para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, da divulgação científica e da Educação Patrimonial. A discussão inicial compreende, para além das normativas e instrumentações legais, e infralegais exigidas pela Arqueologia Preventiva, os debates em torno da Arqueologia Pública, como campo da Arqueologia destinado a promover o diálogo com a sociedade através de práticas colaborativas e métodos dialógicos. A discussão dos conceitos e do escopo da Arqueologia Pública, tem por enfoque as questões de preservação e gestão do patrimônio; educação e extroversão do conhecimento arqueológico. Tomando por base esses debates, a presente pesquisa partiu do questionamento: Quais os produtos de conhecimento científico e educação Patrimonial gerados, e quais critérios de avaliação foram utilizados para dar garantias que as empresas que trabalham com Arqueologia Preventiva em Pernambuco, atuem de maneira a cumprirem com os princípios da Educação Patrimonial? Para responder a essa questão foram analisados os relatórios dos projetos de Arqueologia Preventiva no estado de Pernambuco, e os produtos gerados por eles em termos científicos (artigos, monografias, dissertações e teses), e de educação e extroversão patrimonial (livretos, exposições e palestras). Ao considerar o resultado da análise dos dados, foi possível vislumbrar que o potencial socioeducativo da Arqueologia Preventiva, apesar das diretrizes e normativas aplicadas, ainda se encontra projetada com poucos produtos de benefícios públicos e científicos.