Banca de DEFESA: KETURA RHAMMA CAVALCANTE FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KETURA RHAMMA CAVALCANTE FERREIRA
DATA : 02/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE FILME POLISSACARÍDICO DE Cassia grandis IMOBILIZADO COM COLAGENASE OBTIDA DE Streptomyces parvulus (DPUA/1573)


PALAVRAS-CHAVES:


Filme de polissacarídeo; Colagenase; Streptomyces parvulus; Imobilização.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Filmes de polissacarídeos são veículos promissores para a entrega de agentes bioativos, como colagenases, pois fornecem liberação controlada no local da ferida, facilitando a regeneração do tecido. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as propriedades físico-químicas de filmes de polissacarídeos de Cassia grandis com colagenase imobilizada de Streptomyces parvulus (DPUA/1573). A Galactomanana foi extraída de sementes de Cassia grandis para produção de filmes com 0,8% (p/v) de galactomanana e 0,2% (v/v) de glicerol com ou sem a incorporação de colagenases. A colagenase de Streptomyces parvulus (DPUA/1573) (0,2%) (m/v) e a colagenase comercial (0,2%) (m/v) foram adicionadas às soluções foramadoras de filmes, e deixadas em agitação magnética (500 rpm) por 5h, em temperatura ambiente (20 ± 2◦C). Os filmes foram submetidos a análises físico-químicas: espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura, análise termogravimétrica, cor e opacidade, teor de umidade, permeabilidade ao vapor de água, espessura, ângulo de contato e propriedades mecânicas. Os resultados mostraram espectros de FTIR semelhantes à literatura, indicando grupos funcionais hidroxila (O-H), carbonila (C-O), hidrocarbonetos (C-H), ligações glicosidicas, presença de carboidratos e amidas, além da confirmação da existência de proteínas imobilizadas no filme de polissacarídeo. A imobilização da colagenase obtida de Streptomyces parvulus (DPUA/1573) aumentou a rugosidade da superfície observada na microscopia eletrônica de varredura e indicou uma melhor viabilidade, mediante a análise termogavimétrica. Todos os filmes exibiram uma cor amarelada brilhante e com leve opacidade. Testes mecânicos revelaram diminuição da rigidez em filme de polissacarídeo com colagenase comercial em relação ao filme de polissacarídeo com colagenase obtida do Streptomyces parvulus (DPUA/1573), e houve aumento da deformabilidade em ambos os filmes. Filmes à base de polissacarídeos são biomateriais promissores para composição controlada, por sua biocompatibilidade, biodegradabilidade e por apresentarem potencial para aplicações farmacológicas, em especial para a cicatrização de feridas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE MANOEL WANDERLEY DUARTE NETO
Presidente - ***.000.000-** - JOSÉ ANTONIO COUTO TEIXEIRA - UNIPORTO
Interna - 1806262 - MARIANE CAJUBA DE BRITTO LIRA NOGUEIRA
Externo à Instituição - THIAGO PAJEÚ NASCIMENTO - UFPI
Externo à Instituição - WENDELL WAGNER CAMPOS ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 15:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11