TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTACAO SEMIOTICA E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: CONTRIBUICOES PARA UM PROCESSO FORMATIVO REFLEXIVO NO ENSINO DE FUNCAO AFIM PARA PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO
Função Afim. Processo Formativo Reflexivo. Teoria dos Campos Conceituais. Registros de Representação Semiótica.
Esta pesquisa está inserida no contexto da formação continuada de professores de Matemática, tendo como foco o ensino da Função Afim. É motivada por investigações desenvolvidas no âmbito da Educação Básica e da formação de professores, que evidenciam lacunas na compreensão do conceito de função, especialmente da Função Afim, e em sua representação por estudantes e docentes. Diversos fatores são apontados como causas dessas dificuldades, entre eles: a complexidade do conceito de função, a predominância de abordagens de ensino baseadas em representações algébricas e abstratas, a dificuldade dos estudantes em compreender a ideia de generalização e a escassez de situações de Função que deem sentido ao conceito. Para embasar este estudo, adotamos como referenciais teóricos a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Entre outros aspectos, Vergnaud considera o desenvolvimento e a aprendizagem de conceitos a partir da necessidade de se trabalhar com uma classe de situações, ao longo do tempo, que permita ao sujeito compreender o conceito de maneira eficaz. Duval destaca que a apreensão de um objeto matemático exige a coordenação de, no mínimo, dois registros de representação distintos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para um processo formativo reflexivo sobre o ensino da Função Afim, voltado a professores de Matemática do Ensino Médio. O processo formativo será desenvolvido com base no modelo teórico-metodológico de formação continuada denominado PLOT - Professional Learning Opportunities for Teachers, que busca orientar e estruturar todo o percurso formativo, com o intuito de promover momentos significativos de aprendizagem e reflexão para os professores participantes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e será desenvolvida em seis etapas: (1) planejamento do processo formativo; (2) elaboração das situações de Função Afim; (3) seleção dos professores participantes; (4) desenvolvimento e implementação do processo formativo com base no modelo PLOT; (5) organização e sistematização dos dados coletados; e (6) construção de categorias de análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Espera-se que o processo formativo reflexivo desenvolvido possibilite aos professores mobilizar, ampliar e aprofundar seus conhecimentos por meio da reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Função Afim, contribuindo de forma significativa para a qualificação do trabalho pedagógico em sala de aula.