EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR A PARTIR DE PUBLICIDADES EM 3º e 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Publicidades Infantis.
A Educação Financeira, reconhecida como uma temática transversal desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, tornou-se obrigatória nas escolas. Esta inclusão é importante para incentivar os indivíduos a refletirem sobre seu comportamento em relação aos cenários de consumo e consumismo. Para isso, a presente pesquisa propõe-se discutir e defender uma Educação Financeira Escolar que seja crítica, reflexiva e contextualizada à realidade dos estudantes. Para esse contexto, considerando temas emergentes da realidade do estudante, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as influências da publicidade com crianças de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental. Pois, um dos meios de influenciar o consumo/consumismo infantil tem sido a forte viralização das publicidades veiculadas ao público infantil. E um caminho possível para combatê-las pode ser, além de conscientizar e educar a criança, entender o porquê que são influenciadas. Uma vez que se torna papel indispensável da Educação Financeira Escolar combater o consumo acrítico e demasiado, contribuindo com a formação cidadã e financeira da criança. Para tanto, como metodologia, utilizaremos uma entrevista semi estruturada, com 11 perguntas se referenciando a publicidade das guloseimas da marca Finni. Participarão dessa entrevista 12 estudantes, dos quais, seis serão do 3° ano e os outros, seis do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da zona urbana de Recife e uma escola do campo, de Ipojuca.