O ESTUDO DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E SUPERAÇÕES DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Estudo de aula. Formação inicial de professores, Estágio Curricular Supervisionado em Matemática.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios na implementação do Estudo de Aula no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM) em um curso de licenciatura em Matemática brasileiro e identificar caminhos para a sua superação. Para alcançar o objetivo, a pesquisa será composta de dois estudos. O primeiro é uma revisão sistemática da literatura de teses e dissertações sobre o Estudo de Aula (EA) na formação inicial de professores de Matemática no contexto do ECSM. O segundo é um estudo de caso com futuros professores de uma turma de ECSM em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública de Pernambuco. Os instrumentos para produção dos dados são a observação participante, a construção de um diário de bordo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Na revisão sistemática da literatura foram analisadas duas teses e uma dissertação, visando identificar indícios de desafios enfrentados e caminhos percorridos para sua superação. Dos resultados obtidos podemos observar os principais desafios: disponibilidade e comprometimento, tempo de realização, colaboração e entrosamento do grupo, planejamento, conhecimentos de conteúdo, didáticos e pedagógicos, falta de experiência, e imprevistos externos. Em termos de superação as discussões (e reflexões) pós-aula se mostraram momentos relevantes para superar os desafios, partindo de diálogos. Mesmo que não seja para o momento, mas para as práticas futuras. O papel do professor supervisor também se mostrou importante para o planejamento colaborativo, contribuindo com a troca de experiências para superar as dificuldades dos futuros professores