Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DA SILVA SANTOS
DATA : 31/10/2025
LOCAL: PPGEdumatec
TÍTULO:

AS COMUNIDADES VIRTUAIS E DA ESPERANÇA: PACIENTES PROTAGONISTAS POR UMA CLÍNICA MÉDICA MAIS HUMANIZADA A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO


PALAVRAS-CHAVES:

Medicina. Teatro do Oprimido. Tecnologia. Comunidades Virtuais. Recursos Educacionais Abertos.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Esta tese tem como objetivo sugerir a reunião de médicos e médicas em comunidades virtuais, enquanto Recurso Educacional Aberto, na perspectiva de tornar o atendimento aos pacientes mais acolhedor e humanizado. Compreende-se ser a medicina um campo em crescimento com a utilização das tecnologias do século XXI, a exemplo da robotização de procedimentos mais simples a intervenções complexas tais como cirurgias à distância. Nesse campo fecundo de desenvolvimento, todavia, crescem as reclamações e os apontamentos sobre o tratamento dado por tais especialistas, conforme se assiste em matérias veiculadas na Imprensa, capturadas pelas redes de quem enfrenta filas, passa meses à espera de um exame e, no final, recebe um atendimento nada humanizado. Por isso, cada capítulo encerra-se com registros de impressões e de vivências transformados em cena. Deve-se reconhecer, no entanto, em consonância este estudo, o qual também atestou uma “grade” engessada nas Instituições de Ensino Superior públicas, que possuem o Curso de Medicina. Evidenciando-se a responsabilidade compartilhada entre o profissional que atende a população e seu locus de formação. Ressalta-se ser o recorte das instituições analisadas públicas, excetuando-se uma. Usou-se ainda o critério de inclusão sobre quais IES seriam estudadas centra-se na escolha das pertencentes ao Estado, nas esferas estadual e federal: Universidade de Pernambuco - UPE e Universidade Federal de Pernambuco: UFPE, ou terem integrado o vestibular unificado da então entidade responsável pela seleção: a Comissão de Vestibular - COVEST. Nesta categoria, integrou a amostra a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. A tese embasou-se na Revisão da Literatura tomando como norte a seguinte pergunta de pesquisa: Como a Revisão da Literatura aborda a integração do Teatro do Oprimido, baseado na Pedagogia Freiriana, influenciando o desenvolvimento de competências clínicas humanizadas em estudantes de Medicina, particularmente em relação à empatia e à comunicação em pacientes, nos cursos de formação médica? Diante da indagação, selecionou-se material em repositórios com a utilização de critérios de inclusão e exclusão e descritores, previamente, definidos. Do ponto de vista teórico, o estudo se baseia nas teorias de Augusto Boal e Paulo Freire, que enfatizam a importância da educação crítica e da conscientização para a transformação social a partir da conscientização e da libertação do humano. Tais ideários podem florescer em todo território nacional seguindo o exemplo do Curso de Medicina oferecido pela Universidade de Pernambuco – Campus Agreste – localizado no Interior do Estado, especificamente, na Cidade de Caruaru (distante 120 Km da capital, Recife). Naquele espaço, promoveu-se ruptura na modelagem do Curso, propiciando aos estudantes uma estrutura curricular mais próxima de processos humanizados na relação médico-paciente com a inclusão da dimensão artística entre os componentes curriculares oferecidos; todavia de maneira eletiva. Constitui-se em avanço quando compara-se com outras instituições em conformidade ao identificado na análise curricular das universidades integrantes da amostra. Assim, a utilização dos Recursos Educacionais Abertos, especialmente as comunidades virtuais, é vista como uma ferramenta para promover a educação crítica e a maior conscientização entre os médicos e médicas na perspectiva do Teatro do Oprimido. Com esta proposta, a tese sugere ser a reunião desses profissionais, enquanto estudantes, em comunidades virtuais, uma estratégia eficaz para tornar o atendimento aos pacientes mais humanizado. Além disso, a pesquisa destaca a importância da educação crítica e da conscientização para a transformação social, e potencializa a utilização dos Recursos Educacionais Abertos como ferramenta importante para promover esses objetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO MACHADO FREIRE - UFPE
Externa à Instituição - QUERTE TERESINHA CONZI MEHLECKE
Notícia cadastrada em: 17/10/2025 14:05
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