Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEVANGELA FERREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELEVANGELA FERREIRA GOMES
DATA : 07/07/2025
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

EDUCACAO ABERTA E CURADORIA DIGITAL:

OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCACAO BASICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Aberta; Curadoria Digital; Formação Docente; Recursos Educacionais Abertos; Educação Básica.

 


PÁGINAS: 35
RESUMO:

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) partem do princípio de possibilitar o acesso livre e
democrático ao conhecimento, que potencializa o movimento da Educação Aberta. Nessa
perspectiva, o presente estudo versa sobre Educação Aberta e Curadoria Digital:
oportunidades formativas a partir dos recursos educacionais abertos na educação básica.
Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo investigar o processo de curadoria digital
juntamente com a Educação Aberta e sua contribuição para a formação docente na educação
básica com base nos recursos educacionais abertos. O percurso metodológico caracteriza-se
de uma abordagem qualitativa que além das pesquisas exploratórias de caráter bibliográfico e
documental, se pauta em estudo empírico com docentes do Ensino Fundamental Anos Finais
vinculados a uma instituição pública da rede municipal da cidade do Recife. A priori foi
realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), e a posteriori a pesquisa será
conduzida com a aplicação de questionário semiestruturado e entrevistas para a coleta de
dados. Para a análise dos dados coletados, será utilizado o método de ciclos de codificação
proposto por Saldaña, que se refere a sistematização e classificação dos dados
qualitativamente, possibilitando o processo de agrupamento e reagrupamento de dados. Além
disso, será usado como suporte para análise dos dados o software Atlas.TI durante o processo
de categorização e codificação, tanto para a análise documental quanto para as respostas dos
participantes.O trabalho terá como proposta um Toolkit que configura-se como um conjunto
de ferramentas, orientações e estratégias embasadas nas habilidades e competências da
BNCC e áreas de conhecimento, assim como nos recursos educacionais abertos. Espera-se
que as reflexões resultantes desta investigação contribuam para novas discussões sobre
oportunidades formativas a partir dos recursos educacionais abertos no contexto escolar,
propiciando novos espaços de troca e reflexão a respeito da necessidade e dificuldades na
formação docente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa à Instituição - QUERTE TERESINHA CONZI MEHLECKE
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 14:45
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