Banca de DEFESA: KAIOMARCOS LUCIANO SANTOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAIOMARCOS LUCIANO SANTOS FERREIRA
DATA : 29/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

ABORDAGEM DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DADOS REAIS PARA O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Probabilístico; Situações-problema com Dados Reais; Formação Inicial de Professores; Educação Estatística; Educação Matemática.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Desenvolver habilidades críticas de compreensão e interpretação de informações probabilísticas não é uma tarefa simples, no entanto, como qualquer outras habilidades, podem ser fortalecidas por melo do envolvimento pessoal com situações reais. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar possíveis contribuições da abordagem de situações-problema com dados reais em diferentes áreas-chave do Letramento Probabilístico na formação de licenciandos em Matemática. Os objetivos específicos foram: Identificar as compreensões prévias dos licenciandos sobre probabilidade; Avaliar as crenças e atitudes dos licenciandos na interpretação de informações probabilísticas apresentadas nas situações-problema; Verificar como situações-problema podem contribuir para o entendimento crítico de conceitos probabilísticos. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado com sete licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública federal de ensino, localizada no Sertão de Pernambuco. A produção de dados foi realizada por meio de três Encontros Cooperativos, realizados pelo Google Meet e gravados digitalmente por um aparelho celular. Nesses encontros, o pesquisador utilizou diferentes questionamentos e cinco situações-problema com dados reais que exploravam discussões sobre a natureza não determinística da Probabilidade, as diferentes representações probabilísticas, além dos conceitos de aleatoriedade, variação e independência de eventos probabilísticos. Os dados foram analisados no software MaxQDA, utilizando como metodologia o manual dos Ciclos de Codificação de Saldaña, por meio da codificação inicial, a codificação de valores e a codificação de avaliação. Quanto às compreensões prévias, os resultados indicam que os licenciandos demonstravam maior familiaridade com a representação quantitativa da Probabilidade, mas enfrentavam dificuldades em associá-la à representação qualitativa e em relacioná-la a situações do cotidiano. Esse olhar para as representações quantitativas se mostrou limitado a exemplos envolvendo frações e porcentagens, que estavam alinhados ao significado clássico de Probabilidade. Além disso, os licenciandos afirmavam que essas representações indicavam que essas representações eram consideradas mais aceitáveis no estudo de Probabilidade, pois matematicamente determinavam o acontecimento dos eventos, o que revelou lacunas no entendimento da Probabilidade, ao considerar que a probabilidade seria determinística. Outro dado identificado na pesquisa, foi a influência das crenças e atitudes pessoais na interpretação conceitual da Probabilidade. Em algumas situações-problema, observamos que essas crenças distorciam o entendimento crítico dos conceitos probabilísticos. Entretanto, por meio das discussões realizadas, observamos que os licenciandos começaram a desconstruir essas crenças, recorrendo a habilidades do Letramento Probabilístico para interpretar corretamente as informações probabilísticas. Como resultado, observamos que os Encontros Cooperativos e as situações-problema contribuíram para a formação dos licenciandos que passaram a compreender melhor sobre a natureza não determinística da Probabilidade e principalmente a interpretar os conceitos das Grandes Ideias do Letramento Probabilístico em diferentes áreas-chave do Letramento Probabilístico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externo à Instituição - CASSIO CRISTIANO GIORDANO - FURG
Notícia cadastrada em: 15/01/2025 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03