Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA QUELE GOMES DE ALMEIDA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA QUELE GOMES DE ALMEIDA DIAS
DATA : 17/12/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E REPERCUSSÕES PARA ESTUDANTES NEGROS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Justiça Social. Negro. Pós-Graduação. Racismo.    


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação e repercussões de políticas de ações afirmativas para estudantes negros em programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Matemática. A Luz da educação matemática crítica de Ole Skovsmose e discussões de autoridades da área como Paulo Freire, Ubiratan D’Ambrosio e Gutstein, entende-se que a matemática pode promover a justiça social e construir práticas antirracistas. O projeto tem uma abordagem qualitativa, com análise interpretativa dos dados e os participantes serão estudantes de pós-graduação em Educação Matemática autodeclarados negros, cotistas e não cotistas. A produção de dados está em andamento através da realização de questionários e entrevistas, como também pela pesquisa de documentos legais e institucionais. Uma revisão sistemática da literatura está sendo realizada sobre temáticas antirracistas e educação matemática no ensino superior. Resultados preliminares desse levantamento indicam que pesquisas com essas temáticas ainda são incipientes no ensino superior, sobretudo na Pós-Graduação. Os artigos encontrados retratam uma diversidade de situações a partir da política de ações afirmativas, como, por exemplo, microagressões de estudantes cotistas e aquelas que emergem na rotina acadêmica dos discentes negros sem uma política de permanência. Em todos os estudos sobressaiu-se a necessidade de uma formação inicial de professores que fortaleça o enfrentamento ao racismo na educação matemática. Com relação aos programas de pós-graduação em Educação Matemática considerados por regiões do Brasil, a maioria deles dispõem de reserva de vagas para cotista, com exceção da região Norte que concentra uma quantidade menor de cotistas por programas. Espera-se a partir desse projeto contribuir com reflexões e discussões acerca das ações realizadas na pós-graduação, além de analisar como as práticas em educação matemática estão promovendo a inclusão dos discentes negros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa ao Programa - 1219635 - MARIA NIEDJA PEREIRA MARTINS - UFPEExterna à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG
Externo à Instituição - REGINALDO FERREIRA DOMINGOS - UFCA
Notícia cadastrada em: 05/12/2024 12:58
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