LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: explorando atividades com situações envolvendo variabilidade
Conceitos estatísticos; Educação Básica; Situações de ensino; Variabilidade; Educação Estatística
A sociedade contemporânea exige que as pessoas tenham diferentes conhecimentos para que possam ler e interpretar dados estatísticos, por isso escolas e universidades precisam planejar e desenvolver processos educacionais alinhados aos desafios do presente. O ensino de estatística precisa utilizar-se de estratégias que promovam o letramento estatístico dos estudantes por meio de reflexões, análises que propiciem a compreensão de questões de relevância local, regional e global, mitigando a reprodução de procedimentos de cálculo que não consideram a realidade circundante. De um modo particular , este projeto enfoca o conceito estatístico de variabilidade. Assim, o objetivo geral da pesquisa é: investigar a compreensão de estudantes do Ensino Médio em situações envolvendo variabilidade, na perspectiva do letramento estatístico. O estudo tem uma abordagem qualitativa e está organizado em três etapas. Na primeira, investigamos como estudantes do Ensino Médio compreenderam aspectos da variabilidade estatística, a partir de uma situação de ensino que envolve a temática do consumo de energia elétrica. Nas duas etapas seguintes, propomos sequências de ensino com atividades envolvendo a variabilidade estatística a partir de dados reais. Os primeiros resultados indicaram diferenças tanto nos aspectos mobilizados quanto na compreensão de um dado aspecto por diferentes estudantes. Isso revelou a ausência de linearidade no que se refere à compreensão dos aspectos da variabilidade estatística entre os participantes. Equívocos conceituais relacionados aos conhecimentos estatísticos também foram identificados em algumas situações. Observamos que as respostas dos participantes para as atividades relacionaram-se a elementos que compõem o letramento estatístico. Preocupação com orçamento familiar, crítica aos custos do fornecimento de energia, a impossibilidade de mudar o fornecimento de energia de suas residências para uma energia limpa, por exemplo, são evidências da tomada de consciência sobre o tema, mostrando preocupações dos estudantes ao se posicionarem e explanarem sobre a sua realidade.