Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH CRISTINA ROSENDO TOME DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH CRISTINA ROSENDO TOME DA SILVA
DATA : 03/07/2024
LOCAL: online
TÍTULO:

MODELO PRAXEOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria Gráfica. Construção de triângulos. T4TEL.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O projeto de tese apresentado tem como objetivo conceber um modelo praxeológico de referência para modelizar praxeologias completas para o ensino de construção de triângulos no âmbito da disciplina de Geometria Gráfica Bidimensional, ofertada pelo curso de Licenciatura em Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco. Para isso, tem como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático, com ênfase na Abordagem Praxeológica e no Modelo T4TEL. Com base nos pressupostos teóricos adotados, são apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa que foram organizados em três blocos, que consistem na, i) análise de uma apostila que faz parte do modelo epistemológico dominante da disciplina, que envolve tarefas de construção de triângulos; ii)  organização das tarefas em torno de geradores de tipos de tarefas e sistemas de variáveis, resolução e estudo teórico, construção de applets no software GeoGebra e, iii) concepção do modelo praxeológico de referência para o ensino das construções de triângulos no âmbito da disciplina em questão, contendo a descrição de praxeologias completas e a estruturação em torno dos applets elaborados. Como resultados parciais, é possível sinalizar a partir da análise praxeológica da apostila, que as praxeologias apresentadas, do ponto de vista do arcabouço teórico da TAD, não contemplam os dois blocos. Constatamos então, que há uma incompletude institucional nesse material, que serve como base para o ensino das construções de triângulos dentro da instituição em questão.  Espera-se ao fim da pesquisa conceber um Modelo Praxeológico de Referência para o estudo de construção de triângulos, com base na abordagem praxeológica, no âmbito da Teoria Antropológico do Didático, juntamente com os geradores de tipos de tarefas e sistema de variáveis do quadro T4TEL, para modelizar praxeologias completas e assim, poder fortalecer o trabalho com bloco tecnológico-teórico, que representa uma problemática no ensino da geometria gráfica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Externa ao Programa - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO - UFPEExterna à Instituição - MARIANA MORAN BARROSO - UEM
Externa à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Notícia cadastrada em: 07/06/2024 15:15
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