Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANA COSTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANA COSTA SILVA
DATA : 27/06/2025
LOCAL: CE/UFPE
TÍTULO:

TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTACAO SEMIOTICA E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: CONTRIBUICOES PARA UM PROCESSO FORMATIVO REFLEXIVO NO ENSINO DE FUNCAO AFIM PARA PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Função Afim. Processo Formativo Reflexivo. Teoria dos Campos Conceituais. Registros de Representação Semiótica.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Esta pesquisa está inserida no contexto da formação continuada de professores de Matemática, tendo como foco o ensino da Função Afim. É motivada por investigações desenvolvidas no âmbito da Educação Básica e da formação de professores, que evidenciam lacunas na compreensão do conceito de função, especialmente da Função Afim, e em sua representação por estudantes e docentes. Diversos fatores são apontados como causas dessas dificuldades, entre eles: a complexidade do conceito de função, a predominância de abordagens de ensino baseadas em representações algébricas e abstratas, a dificuldade dos estudantes em compreender a ideia de generalização e a escassez de situações de Função que deem sentido ao conceito. Para embasar este estudo, adotamos como referenciais teóricos a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Entre outros aspectos, Vergnaud considera o desenvolvimento e a aprendizagem de conceitos a partir da necessidade de se trabalhar com uma classe de situações, ao longo do tempo, que permita ao sujeito compreender o conceito de maneira eficaz. Duval destaca que a apreensão de um objeto matemático exige a coordenação de, no mínimo, dois registros de representação distintos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para um processo formativo reflexivo sobre o ensino da Função Afim, voltado a professores de Matemática do Ensino Médio. O processo formativo será desenvolvido com base no modelo teórico-metodológico de formação continuada denominado PLOT - Professional Learning Opportunities for Teachers, que busca orientar e estruturar todo o percurso formativo, com o intuito de promover momentos significativos de aprendizagem e reflexão para os professores participantes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e será desenvolvida em seis etapas: (1) planejamento do processo formativo; (2) elaboração das situações de Função Afim; (3) seleção dos professores participantes; (4) desenvolvimento e implementação do processo formativo com base no modelo PLOT; (5) organização e sistematização dos dados coletados; e (6) construção de categorias de análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Espera-se que o processo formativo reflexivo desenvolvido possibilite aos professores mobilizar, ampliar e aprofundar seus conhecimentos por meio da reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Função Afim, contribuindo de forma significativa para a qualificação do trabalho pedagógico em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interna - 1296607 - ANA PAULA BARBOSA DE LIMA
Externo à Instituição - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Externa à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO - UFPB
Externa à Instituição - VERIDIANA REZENDE
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 13:03
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