LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: interpretação e construção do gráfico boxplot por licenciandos(as)
Letramento Estatístico; Gráficos Estatísticos; Interpretação de Gráficos; Boxplot.
O modelo teórico de Letramento Estatístico (LE) proposto por Iddo Gal evidencia habilidades cruciais para uma participação cidadã ativa, crítica e reflexiva, sobretudo em uma sociedade onde a estatística sustentam decisões baseada em dados, compartilhados por diferentes formas de representação. Os gráficos são representações essenciais utilizadas para sintetizar, organizar e apresentar dados estatísticos, exemplificado pelo boxplot, que incorpora cinco medidas da estatística descritiva, favorecendo a análise exploratória de dados. Esta pesquisa de mestrado objetiva analisar como os elementos do Letramento Estatístico podem ser mobilizados por licenciandos(as) de Matemática na interpretação e construção do gráfico boxplot. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) reforçou a associação do boxplot no ensino de conteúdos estatísticos específicos como variabilidade, medidas de tendência central e de dispersão. Por outro lado, destacou a escassez de estudos utilizando-o na formação inicial de professores de matemática, revelando a necessidade de mais pesquisas nessa área. A metodologia, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com dez licenciandos(as) em matemática que se encontravam cursando entre o 5° e o 9° período do curso, em uma universidade pública da região do agreste pernambucano. Eles responderam a um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e participaram de cinco encontros no formato de curso de extensão, para explorar atividades de interpretação e construção do boxplot na perspectiva do LE. A maioria dos estudantes não conheciam o boxplot e apresentaram dificuldades na sua interpretação na resolução do questionário, sobretudo, na compreensão da relação entre o comprimento dos elementos do gráfico e a densidade dos dados. Os encontros evidenciaram a importância de diferentes estratégias utilizadas para a construção e interpretação do boxplot, tais como: mediação com o dotplot, construção manual, auxílio do software CODAP, e atividades de interpretação no contexto de dados reais. Os licenciandos não apresentaram dificuldade em construir manualmente o boxplot e essa atividade os auxiliou na compreensão do comportamento do gráfico. O aspecto dinâmico e fluído da sua construção com o auxílio do software disponibilizou mais tempo para o foco em processos de interpretação. As atividades desenvolvidas nos encontros promoveram discussões para além dos conhecimentos estatísticos, e estimularam reflexões sobre aspectos diversificados da sociedade, mobilizando posturas críticas dos licenciandos. A escolha dos contextos de dados reais para a exploração e o estudo do boxplot favoreceu a compreensão do gráfico e as interpretações das situações. A avaliação do curso pelos licenciandos evidenciou potencialidades da metodologia adotada como uma possibilidade de abordagem para processos de ensino desse gráfico. Em conclusão, destacamos a importância da exploração do boxplot em situações baseadas na perspectiva do Letramento Estatístico, para o desenvolvimento de reflexões e posicionamento crítico, bem como na compreensão do gráfico para além dos dados.