Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA ARAÚJO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA ARAÚJO NUNES
DATA : 19/12/2024
LOCAL: Sala de Apoio CE UFPE (híbrido)
TÍTULO:

REDESENHAR O ENSINAR:
práticas docentes e apropriação de tecnologias no ensino de desenho técnico


PALAVRAS-CHAVES:

Desenho Técnico; Ensino; Tecnologias. Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 215
RESUMO:

Esta tese apresenta uma pesquisa sobre tecnologias no ensino de desenho técnico, aqui entendido como a linguagem gráfica voltada para a informação profissional dos setores produtivos da sociedade, cuja contribuição social está no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 8, 9, 10 e 17. Pesquisas anteriores focaram no uso instrumental da tecnologia para substituir processos analógicos, melhorar a visualização espacial e integrar novas ferramentas, mas sem abordar o processo educacional de forma integrada. O diferencial desta pesquisa é oferecer uma visão abrangente das tecnologias, criando uma base para diretrizes pedagógicas além de simples manuais de uso, sendo seu objetivo principal analisar como os professores de desenho técnico se apropriam de tecnologias educacionais, de modo a (i) identificar métodos de ensino utilizados em disciplinas; (ii) mapear tecnologias educacionais e digitais; (iii) analisar o perfil de formação do professor; (iv) investigar as percepções docentes acerca dessas tecnologias e (v) produzir diretrizes para a utilização de tecnologias no ensino de desenho técnico. Para alcançar os objetivos foi utilizada a Análise Documental dos planos de aula de disciplinas do IFPB, feita a Revisão Sistemática da Literatura e análise de artigos publicados no GRAPHICA, aplicados Questionários aos professores de várias instituições e realizadas discussões através de Grupos Focais Virtuais com professores voluntários, tendo-se como referencial teórico sobre tecnologia (Gama, 1986), tecnologia educacional (Garcia et al., 2011; Bittencourt; Albino, 2017; Brasão et al., 2024; Klein et al., 2024; Machado e Santos, 2024), visualização espacial (Wiley apud Mafalda, 2000), teoria e ferramentas no desenho (Gani, 2020; Oggioni, 2022) e sobre novos paradigmas (Soares, 2005). Quanto à caracterização da disciplina, do ensino e das práticas docentes: (i) a análise dos planos das disciplinas revelou currículos diversificados, com carga horária de 67h/80 aulas, metodologia combinando aulas expositivas e práticas, e uso de recursos como pranchetas e softwares CAD, contudo, a bibliografia está desatualizada, e tecnologias como AutoCAD e modelagem BIM são usadas de forma convencional, com limitações pedagógicas; (ii) os artigos do GRAPHICA destacaram o esforço de professores em transformar o ensino por meio de tecnologias voltadas à Representação Gráfica e ao Ensino-Aprendizagem, enfrentando desafios como a melhoria das habilidades espaciais e a capacitação em softwares, com ênfase na formação docente contínua; (iii) o questionário revelou a predominância de métodos tradicionais, combinando teoria e prática, com preferência por projetores, lousas e apostilas. Tecnologias avançadas, como realidade virtual e modelagem 3D, são pouco usadas devido à falta de infraestrutura e treinamento, embora professores reconheçam seu potencial e apontem a necessidade de formação continuada e apoio institucional. Os grupos focais ainda não foram analisados, mas se pode avaliar a realização das sessões que ocorreram virtualmente, utilizou-se o vídeo como instigador da discussão e houve a gravação dos encontros e ajustes técnicos durante o processo. O trabalho atingiu parcialmente seu objetivo ao mapear métodos, tecnologias e o perfil docente, além de investigar percepções por meio de planos, artigos e questionários. A análise dos grupos focais ainda precisa ser concluída para que sejam sugeridas diretrizes para o uso de tecnologias no ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externo à Instituição - MÁRCIO SANTOS LIMA - IFSE
Externa à Instituição - DORALICE DUQUE SOBRAL FILHA - UERJ
Notícia cadastrada em: 05/12/2024 12:58
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