Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS SOUZA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS SOUZA DE ALMEIDA
DATA : 28/05/2024
LOCAL: meet
TÍTULO:

PENSAMENTO ALGÉBRICO E O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS: UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Objetivação; Álgebra escolar; Formação de professores que ensinam Matemática; Tecnologias digitais em Educação Matemática.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

No contexto educacional brasileiro, as recentes demandas curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular, na área de Matemática, especificamente na unidade temática Álgebra, destacam a relevância do trabalho com os alunos, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, envolvendo o pensamento algébrico. Apesar disso, não há uma definição precisa nesse documento normativo quanto a esse tipo de pensamento matemático. Diante desse cenário, consideramos a essencialidade de reflexões críticas, na perspectiva da (des)construção curricular, acerca desse tema na formação de professores que ensinam Matemática, haja vista que há uma relação intrínseca entre aquilo que se ensina com aquilo que se aprende. Assim sendo, neste projeto de pesquisa, temos o objetivo de caracterizar o pensamento algébrico emergente por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao se engajarem coletivamente em atividades formativas com simulações interativas acerca das relações de igualdade. Para tanto, tomamos como fundamentação teórico-metodológica a Teoria da Objetivação (TO), que considera o entrelaçamento entre os processos de objetivação e subjetivação no ensino-aprendizagem de Matemática. Particularmente, o referencial teórico refere-se à caracterização de pensamento algébrico proposta na TO, além de nos inspirarmos metodologicamente na concepção do Labor Conjunto e em outros conceitos bases da teoria em questão. Por sua vez, a investigação se caracterizará como pesquisa-formação, pois o cenário do estudo será a proposição de atividades formativas no contexto da formação continuada de professores dos anos iniciais de uma Rede Municipal de Ensino do estado de Pernambuco, levando em conta o eixo da produção de saberes e o eixo da produção de subjetividades. Ao considerarmos as atividades conjuntas como categorias centrais desta investigação, produziremos, selecionaremos e analisaremos os dados por meio de vários registros, como: vídeo, áudio, diário de bordo, dentre outros. Para a análise dos dados, adotaremos a abordagem multimodal que compreende o pensamento como uma unidade dinâmica, em constante mudança ao longo de um processo histórico e cultural, constituído tanto pelos componentes ideacionais (o discurso interno e a imaginação do sujeito) e quanto pelos componentes materiais (gestos, discurso externo, escrita, ritmos, signos etc.).



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - RODOLFO VERGEL CAUSADO
Externa à Instituição - VANESSA DIAS MORETTI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 05/12/2024 12:57
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