PRINCÍPIOS TEÓRICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
princípios teóricos; desenvolvimento; objetos de aprendizagem; matemática.
O ensino de matemática é marcado, historicamente, por baixos índices de aprendizagem. Para amenizar tal situação, os objetos de aprendizagem (OAs) vêm sendo uma aposta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Entretanto, no processo de desenvolvimento de OAs, pouca atenção é dada às questões pedagógicas relacionadas ao conceito. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um conjunto de princípios teóricos que orientem a construção de objetos de aprendizagem em matemática. Para isso, utilizou-se, como pano de fundo, da problemática referente ao ensino e aprendizagem de análise combinatória para elaborar princípios teóricos que pudessem ser usados como design pedagógico de um OA que foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de análise combinatória. Este estudo tem como abordagem de pesquisa a Design-Based Research (DBR) e é composta pelas fases de desenvolvimento do OA (etapas de criação e aperfeiçoamento do OA); de validação (aplicação no contexto da sala de aula); e de reflexão acerca dos princípios teóricos e outros oriundos da prática. Na etapa de criação do OA, foram construídos princípios teóricos a partir das teorias dos Campos Conceituais e dos Registros de Representação Semiótica, que trouxeram contribuições a respeito do desenvolvimento de conceitos matemáticos; do conceito de andaimes modelados a partir da metodologia de resolução de problemas, que permitiram potencializar o processo de aprendizagem por meio dos OAs; e de estudos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de análise combinatória, que permitiram compreender os aspectos relevantes relacionados ao conceito. Tais princípios foram utilizados como requisitos pedagógicos no processo de desenvolvimento do OA que foi baseado na metodologia INTERA. Na etapa de aperfeiçoamento, o OA foi avaliado por um grupo de profissionais por meio de um questionário modelado na escala Likert e entrevistas. Na etapa de validação, o OA será utilizado no contexto da sala de aula e os dados serão coletados a partir da aplicação de pré-testes, pós-testes e entrevistas a estudantes. Os dados das entrevistas serão categorizados e interpretados para contribuir com a análise dos questionários, bem como para análise estatística dos dados. Espera-se que o OA desenvolvido a partir de teorias que auxiliam no processo de formação de conceitos matemáticos contribua para aprendizagem matemática. Isto é, que os princípios teóricos para a construção de OAs sejam uma alternativa eficiente para produção de OAs que busque a apreensão de conceitos matemáticos.