Banca de DEFESA: ALAN GUSTAVO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN GUSTAVO FERREIRA
DATA : 25/10/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de apoio do EDUMATEC
TÍTULO:

PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE COMBINATÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Combinatória. Formação de professores de matemática. Teoria Antropológica do Didático.
Percurso de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores.


PÁGINAS: 236
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo central desenvolver, implementar e analisar um processo de formação de professores sobre o ensino de Combinatória, baseado na metodologia do Percurso de Estudos e Pesquisa para Formação de Professores (PEP-FP), com um grupo de professores de Matemática do Ensino Médio. Possui como marco teórico-metodológico a Teoria Antropológica do Didático elaborada por Chevallard e colaboradores. Esse referencial tem tido estreita relação com a formação docente, pois fornece elementos que podem subsidiar a análise de práticas, inclusive as formativas. Além disso, fez emergir um dispositivo de formação, o PEP-FP, que coloca no centro desse processo questões intrínsecas à profissão docente, vinculando uma investigação com a docência e criando novas infraestruturas matemático-didáticas. O percurso metodológico esteve alicerçado nos
pressupostos da Engenharia Didática, considerando as quatro fases: análise preliminar, análise a priori, análise in vivo e análise a posteriori. Na primeira fase, construímos um Modelo Praxeológico de Referência (MPR) para o campo da Combinatória e explicitamos um Modelo Praxeológico Dominante (MPD) para o Ensino Médio brasileiro concernente a esse campo. Já na segunda fase, na análise a priori, elaboramos dois mapas preliminares de questões de dois PEPs: o primeiro, referente ao Módulo 0 de um PEP-FP, baseado na questão geradora “Como
ensinar Combinatória?”; e o segundo, um PEP experimentado pelos professores como se fossem estudantes a partir da pergunta “Q 0 : Como criar um código universal eficiente e seguro que identifique todos os cidadãos mundo”. Na análise in vivo, foram vivenciados quatro módulos (M 0 , M 1 , M 2 e M 3 ) de um PEP-FP com um grupo de professores Matemática, durante 11 encontros no formato predominantemente remoto síncrono. Durante a vivência dos quatro módulos, os professores em formação tiveram a oportunidade de ter contato com
elementos do MPR, incorporando-os ao seu repertório praxeológico, bem como confrontar o MPD. Também puderam experimentar novas infraestruturas didático-matemática, como o PEP, nas quais os estudantes assumem um papel de protagonismo a partir de uma atividade investigativa genuína, com vistas a suscitar uma possível razão de ser para o ensino de Combinatória. Nessa perspectiva, foi possível constatar que um PEP-FP sobre o ensino de Combinatória agrega saberes matemáticos e didáticos ao equipamento praxeológico dos professores em formação, de maneira articulada, a fim de que possam atuar de forma pertinente no ensino desta área da Matemática, desde que sejam consideradas as condições e restrições para realização desse processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externa ao Programa - 384660 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA - UFPEExterna à Instituição - MARILENA BITTAR
Externo à Instituição - RICARDO NICASSO BENITO
Notícia cadastrada em: 01/10/2024 11:12
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