Formação de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador do ensino de Estatística
Educação Estatística. Anos finais do Ensino Fundamental. Formação de professor. Pesquisa.
Essa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no município do Ipojuca/PE considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor para o ensino de Estatística, tendo a pesquisa como eixo estruturador do ensino. Para tal, temos como aporte teórico o modelo de Letramento Estatístico proposto por Gal (2002), o modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013) e os diferentes tipos de Conhecimentos apontados por Ball, Thames e Phelps (2008). Foram desenvolvidos três estudos articulados entre si. No estudo 1, foram analisados os documentos normativos (BNCC, currículo de Pernambuco e do município do Ipojuca) e a coleção didática de Matemática utilizada no município. Foi observado que os documentos curriculares valorizam a pesquisa e a função da estatística, aproximando-se do Letramento Estatístico. A coleção de Matemática utilizado no município traz como orientação ao professor apenas descrição das atividades, o que não orienta ou amplia o trabalho do professor. Em relação as atividades de estatísticas observaram-se baixa incidência de atividades envolvendo elaboração da questão, classificação dos dados e conclusão e, infelizmente, a maioria das atividades envolve dados fictícios, o que indica que os alunos serão pouco estimulados a refletirem sobre a realidade. No estudo 2, levantamos o perfil dos professores e investigamos o que sabiam sobre ensino de estatística, a partir de um questionário no google form. Foi observado que a maioria não teve formação para ensino de estatística e apresenta lacunas relacionadas ao Conhecimento Comum de Estatística. No estudo 3, a partir desses dados, ou seja, dos materiais curriculares e didáticos utilizados pelos professores, associado a seus conhecimentos e experiencia com o ensino de estatística, desenvolvemos um processo formativo. Esse processo de formação continuada com todos os professores de matemática do 6º ao 9º ano do município, teve a pesquisa como eixo estruturador e envolvendo os diferentes tipos de conhecimentos do professor. Ficou evidenciado dificuldades relacionadas ao Conhecimento Especializado de Estatística e dificuldades apresentadas em relação ao Conhecimento Horizontal de Estatística que acabam levando a rejeição do currículo prescrito ou o Conhecimento de Estatística e Currículo direcionando o trabalho em sala de aula a partir das atividades propostas apenas com base no livro didático. Ficou notório que existe uma dificuldade apresentada pelos docentes em reconhecer a função da estatística e não apenas os cálculos matemáticos, exigindo dos professores um processo de revisão e ampliação de seu repertório de conhecimento. Apresentam uma postura tradicional em relação ao Conhecimento de Estatística e Alunos, levando-os a acreditar que o aluno só sabe o que eles ensinaram de forma linear e bem dosada. Sobre o Conhecimento do Conteúdo de Estatística e Ensino, pouco percebemos a mobilização da maioria dos docentes na busca de compreender as dificuldades que podem existir entre os estudantes e o conteúdo. Apesar da avaliação bem positiva sobre a formação realizada pelos profissionais, valorizando a aprendizagem sobre o que é pesquisa e como pode ser conduzida em sala de aula, a maioria teve uma participação discreta durante os encontros. Finalmente, foi levantado por eles muitas inseguranças para apresentar seus conhecimentos sobre um determinado conteúdo, de modo a compartilhar com os pares e, por isso, não costumam se envolver nos processos formativos. Assim, é fundamental haver processos formativos que evidenciem para o grupo de professores a pertinência de aprendizagens colaborativas entre eles. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará importantes discussões sobre processos de formação de professores referente ao ensino de Estatística, que favoreça uma atitude analítica e crítica do mundo físico e social, ampliando os conhecimentos do grupo sobre o conteúdo e suas formas de ensino.